CÂNCER: Pulmão lidera casos, seguido de mama, colorretal e próstata

Publicado por: Editor Feed News
05/02/2024 18:13:57
Exibições: 148
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Previsão da OMS: Número de casos de câncer aumentará 77% até 2050

 

A Organização Mundial da Saúde. (OMS) divulgou uma projeção alarmante: até 2050, espera-se que o número de casos de câncer em todo o mundo aumente em 77%. A Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer da OMS analisou dados de 2022, cobrindo mais de 185 países e 36 tipos de câncer. O estudo revelou que 10 tipos de câncer foram responsáveis por dois terços dos novos casos e mortes em todo o mundo em 2022.

 

O câncer de pulmão liderou como o tipo mais comum, registrando 2,5 milhões de novos casos. O câncer de mama em mulheres ocupou o segundo lugar, com 2,3 milhões de novos casos, seguido pelo câncer colorretal, com 1,9 milhão, e o câncer de próstata, com 1,5 milhão.

 

O relatório destacou que o câncer de pulmão foi responsável por 1,8 milhões de mortes em 2022, representando 18,7% de todas as mortes por câncer. Esses dados sublinham a urgência de estratégias eficazes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para enfrentar esse aumento significativo na incidência do câncer.

Doenças oncológicas
O desafio do câncer é que ele é difícil de diagnosticar em seus estágios iniciais, quando o tratamento pode ser benéfico. Na maioria dos casos, o médico faz o diagnóstico quando a doença já atingiu o terceiro ou quarto estágio.

Ao mesmo tempo, no outono de 2023 soube-se que, desde 1990, o número de pacientes com câncer com menos de 50 anos no mundo aumentou acentuadamente. Quantas pessoas ao seu redor ou do seu conhecimento são ou foram diagnosticadas com câncer? Reflita sobre isso.

 

Fonte: OMS

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar