Os EUA iniciam ataques aéreos retaliatórios no Iraque e na Síria contra o IRGC

Publicado por: Feed News
02/02/2024 19:51:57
Exibições: 117
Cortesia Editorial Wikipédia
Cortesia Editorial Wikipédia

Chuva de fogo americano no Iraque e na Síria

 

Os militares dos Estados Unidos conduziram ataques em resposta no território do Iraque e da Síria, visando entidades associadas ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana (IRGC) e militantes apoiados por Teerã, de acordo com o Comando Central dos EUA e a Reuters.

 

Os ataques dos EUA na noite de sexta-feira foram em resposta a um recente ataque a uma base dos EUA na Jordânia, resultando na morte de três militares e ferimentos em cerca de quarenta outros.

 

Num comunicado, as forças do Comando Central dos EUA conduziram ataques aéreos no Iraque e na Síria em 2 de Fevereiro contra o IRGC e militantes associados.

 

“As forças militares dos EUA atingiram mais de 85 alvos, com numerosas aeronaves, incluindo bombardeiros de longo alcance vindos dos Estados Unidos. Os ataques aéreos empregaram mais de 125 munições de precisão”, dizia o comunicado.

 

Os alvos atingidos incluíam centros operacionais de comando e controle, centros de reconhecimento, instalações de armazenamento de foguetes e drones, bem como instalações de logística e cadeia de abastecimento de grupos de milícias e do IRGC que "facilitaram ataques às forças dos EUA e da coalizão".

 

O relatório da Reuters sugere que estes ataques são considerados “apenas os primeiros de uma resposta multifacetada” da administração Biden aos ataques à base na Jordânia realizados por militantes apoiados pelo Irão.

 

Resposta dos EUA ao assassinato de militares na Jordânia

Há poucos dias, drones atacaram uma base militar dos EUA na Jordânia. Como resultado do ataque, três militares foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos.

 

Após este incidente, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o Irã é responsável pelo ataque, uma vez que os militares foram alvo de armamento iraniano. Mencionou também que já tinha decidido como responder a tal ato de terrorismo.

 

Hoje, 2 de Fevereiro, o The Wall Street Journal informou que os EUA lançarão ataques contra alvos iranianos na Síria e no Iraque durante o fim de semana (3-4 de Fevereiro).

 

Com informações da RBC

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar