Os EUA e a Finlândia assinaram um acordo de cooperação militar

Publicado por: Editor Feed News
18/12/2023 22:00:00
Exibições: 157
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Isso foi noticiado em uma coletiva de imprensa pelo secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, pelo ministro da Defesa finlandês, Antti Gäkkiänen, e pela ministra das Relações Exteriores da Finlândia, Elina Valtonen. 

 

O diplomata americano considerou-o um passo histórico na cooperação entre os dois países, saudando também a adesão da Finlândia à OTAN.

 

“A adesão à OTAN juntamente com a DCA dá-nos o ímpeto para levar a cooperação entre os EUA e a Finlândia ao próximo nível”, acrescentou Elina Valtonen.

 

O acordo também prevê a colocação de equipamentos de defesa americanos na Finlândia. No total, o Pentágono terá acesso a 15 bases militares finlandesas. Isto inclui quatro bases aéreas, um porto militar e acesso ferroviário ao norte da Finlândia, onde os militares dos EUA terão uma área de armazenamento junto a uma ferrovia que leva à fronteira russa. Ao mesmo tempo, Washington não pode implantar a sua base militar permanente no país.

 

LEIA TAMBÉM: Putin ameaçou a Finlândia com problemas devido à sua adesão a OTAN

 

Os EUA já assinaram acordos de defesa com a Suécia, Noruega, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Hungria e Bulgária

Com informações da PRM (UA)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados