O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, disse que os combatentes do Hamas perderam o controle do norte de Gaza. O Times of Israel escreve sobre isso .
"Hoje, cerca de 50 mil residentes de Gaza mudaram-se da parte norte da Faixa de Gaza para a parte sul. Eles estão saindo porque entendem que o Hamas perdeu o controle sobre a parte norte de Gaza e que há uma área mais segura no sul, para onde vão os remédios, a água e os alimentos", disse Hagari.
O porta-voz observou que Israel continuará a manter o corredor humanitário.
Hagari também enfatizou que não há trégua com os militantes do Hamas.
“Estamos combatendo o Hamas – não há trégua. A população civil de Gaza está a fugir de norte para sul porque entende que o Hamas os está a usando como escudos humanos", disse ele.
Hagari acrescentou que as FDI estão atualmente conduzindo uma grande operação terrestre no norte da Faixa de Gaza, com pressão centrada na Cidade de Gaza e nos redutos do Hamas na área.
“No sul, atacamos onde conhecemos comandantes, militantes e instalações governamentais. Sabemos onde é mais seguro, onde colocamos a população civil e podemos controlar a ajuda humanitária que chega", explicou o porta-voz.
Lembre-se que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do Grupo dos Sete (G7), numa declaração conjunta após a reunião de dois dias em Tóquio, apelaram a pausas humanitárias nos combates entre Israel e os militantes do Hamas na Faixa de Gaza para a entrega de bens humanitários.
Anteriormente, foi relatado que o posto de controle de Rafah, na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, foi fechado por razões de segurança.
Com informações GLAVCOM
Comentários