Para dissuadir a Rússia: a Grã-Bretanha transfere tropas para o norte da Europa

Publicado por: Feed News
13/10/2023 21:52:57
Exibições: 172
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

A partir de 2024, a Grã-Bretanha irá destacar mais de 20.000 militares das suas tropas nos países do Norte da Europa como forma de dissuasão adicional contra uma possível sabotagem russa e para proteger infra-estruturas críticas.

 

Como informa o The Independent, o primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak anunciou isso durante a cimeira dos países da iniciativa sob os auspícios da Força Expedicionária Conjunta Britânica, que inclui os estados do Norte da Europa e os Estados Bálticos, bem como Os Países Baixos.

 

Diz-se que o país pretende enviar 20 mil soldados, marinheiros, fuzileiros navais e forças aéreas, bem como oito navios da Marinha Real e um grupo de jatos rápidos e helicópteros militares para ajudar a polícia e conter ameaças da Rússia.

 

Além disso, o Reino Unido participará em exercícios multinacionais de grande escala e realizará patrulhamento aéreo e treino em tempo frio.

 

A publicação recordou que o JEF, um grupo de cooperação em defesa entre os países nórdicos e bálticos, os Países Baixos e o Reino Unido, reuniu-se dias depois de um gasoduto e um cabo de dados no Golfo da Finlândia terem sido danificados por “actividade externa”, o que suscitou preocupações de cerca de segurança em toda a região Norte.

 

“Esta semana, garantimos mais uma vez que a nossa segurança não pode ser considerada garantida. É de vital importância que nos unamos contra aqueles que têm más intenções”, disse Sunak.

 

Lembraremos que a OTAN está se preparando para realizar exercícios nucleares anuais chamados "Steadfast Noon" . Eles acontecerão em outubro e passarão pela Itália, Croácia e Mar Mediterrâneo. Os exercícios do ano passado envolveram 14 países e até 60 aeronaves, incluindo caças de quarta e quinta geração, aviões de reconhecimento e aviões-tanque.

 

Além disso, de acordo com relatos da mídia,  a Força Aérea dos EUA planeja transferir um grupo de bombardeiros estratégicos B-1B Lancer para a base aérea britânica de Fairford, em Gloucestershire.

Anteriormente,  a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram exercícios  no contexto de uma ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar