Lula da Silva está senil?

Publicado por: Editor Feed News
12/09/2023 11:49:54
Exibições: 200

Presidente do Brasil deixa ideias controversas, primeiro, sobre Putin, e depois sobre o sismo em Marrocos.

 

Isto foi publicado aqui

Lula da Silva está a ser (ainda mais) alvo de atenções, desde o fim-de-semana passado.

No domingo foi publicada uma entrevista, na qual o presidente do Brasil assegurou que Vladimir Putin não será detido se entrar em território brasileiro.

 

“No Brasil gostamos de paz. De Carnaval, de futebol e de paz. E gostamos de tratar bem as pessoas. Eu acho que Putin pode ir para o Brasil tranquilamente”.

 

Questionado sobre o Estatuto de Roma de 1998 – o Brasil assinou esse documento e deveria deter Vladimir Putin por causa do mandado de captura internacional – Lula falou sobre respeito pelo seu país.

 

“O que posso dizer é que, se eu sou o presidente do Brasil e Putin for para o Brasil, não há motivos para ele ser preso. Ninguém vai desrespeitar o Brasil; tentar prendê-lo no Brasil é desrespeitar o Brasil. É para as pessoas levarem isso muito a sério”, respondeu o presidente.

 

Mas, como referiu Rolando Santos na CNN, Lula “esqueceu-se de que num regime democrático há separação de poderes“.

 

Foram palavras de um político que “quer ganhar relevância no plano internacional”, mas depois foi preciso “corrigir o tiro”.

 

No dia seguinte, segunda-feira, Lula da Silva corrigiu mesmo: “Se Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão de prendê-lo ou não é a Justiça; não o governo nem o Congresso Nacional”.

 

Na mesma correcção, o presidente do Brasil anunciou que vai rever a adesão do Brasil ao Estatuto de Roma e ao próprio Tribunal Penal Internacional (TPI).

 

No entanto, lembra Jamil Chade no portal UOL, a Constituição do Brasil refere no Artigo 5 do segundo capítulo: “O Brasil submete-se à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão”.

 

submissão ao TPI está na Constituição. E a adesão do Brasil ocorreu no Congresso Nacional pouco antes da posse de Lula da Silva, em 2002.

 

Agora, o sismo

Lula também falou sobre o sismo em Marrocos e também deixou uma declaração controversa.

Lembrou as cheias no Rio Grande do Sul e comentou: “Um terremoto que também não tem muita explicação a não ser a mudança do clima, a não ser o que estamos a fazer com o planeta”.

 

Luís Ribeiro, jornalista da revista Visão, resumiu a sua perspectiva: “Agora compreendo a posição pró-Putin do presidente do Brasil: o homem está senil“.

 

Não é a primeira vez que a palavra “senil” é utilizada para descrever Lula da Silva nos últimos tempos. Mas os outros dois exemplos vieram da oposição.

 

Há menos de dois meses, Onyx Lorenzoni, que foi ministro no Governo liderado por Jair Bolsonaro, não gostou de ouvir o presidente do Brasil dizer que os bolsonaristas precisam de ser “extirpados da vida brasileira”. Foi um “absurdo sem precedentes” e, segundo Onyx, Lula “já não tem nenhum limite” e “está cada dia mais senil”.

 

Em Maio, foi o próprio Bolsonaro que atirou: “Governa com o fígado. É uma figura senil, ultrapassada”.

 

Por Nuno Teixeira da Silva

Com informações da Agência ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados