Destroços de outro Drone russo na Romênia país da OTAN: o presidente reagiu prontamente

Publicado por: Editor Feed News
09/09/2023 19:34:24
Exibições: 103
Militares Romenos investigam local dos destroços/Foto: MApN
Militares Romenos investigam local dos destroços/Foto: MApN

Os militares romenos encontraram no território do país os destroços de outro drone, semelhantes aos utilizados pela Rússia para ataques à Ucrânia.

 

Em conexão com o incidente, o Presidente Klaus Iohannis conversou por telefone com o Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg.

A informação é do HotNews.ro 

Refira-se que fragmentos do drone foram encontrados na zona da aldeia de Plaura, conselho de Tulcha. A missão de busca começou após receber informações das autoridades locais sobre a possível presença de elementos drones a cerca de 2,5 quilómetros a sudeste da aldeia.

 

Por sua vez, o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, reagiu prontamente a este acontecimento, afirmando que a descoberta de novos fragmentos de drones, semelhantes aos utilizados pelos militares russos, em território romeno perto da fronteira com a Ucrânia, indica que houve foi uma violação absolutamente inaceitável do espaço aéreo soberano da Roménia.


“Condeno veementemente este incidente, provocado pelos ataques russos aos portos ucranianos no Danúbio”, disse Iohannis, lembrando que no sábado, 9 de setembro, teve uma conversa telefónica com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, onde o informou dos novos desenvolvimentos. , e confirmou a sua total solidariedade para com a Roménia e garantiu que a Aliança e os seus membros apoiam totalmente a Roménia.

 

Ao mesmo tempo, como confirmação do apoio de Bucareste, o presidente apontou a recente decisão dos EUA de aumentar a sua presença na Roménia com a ajuda de aviões F-16 no âmbito da missão de polícia aérea naquele país. “Como disse anteriormente, dentro da NATO, a Roménia está muito bem protegida e goza das mais fortes garantias de segurança da nossa história”, enfatizou o chefe de Estado.

 

"Mais uma vez condeno veementemente os repetidos ataques da Federação Russa à população ucraniana e às infra-estruturas civis, incluindo os portos ucranianos no Danúbio, perto da fronteira com a Roménia. Estes ataques profundamente injustificados violam as normas do direito internacional e são crimes de guerra", acrescentou o presidente.

 

Na véspera, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, comentou a queda dos destroços de um drone russo no território da Roménia e afirmou que a Aliança não vê sinais de um “ataque deliberado” e continuará a monitorizar a situação.

 

Em vez disso, o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, disse que uma “ investigação urgente e profissional ” deveria ser conduzida em relação à descoberta dos destroços de um drone russo em território romeno .

 

Anteriormente, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko , disse que durante o ataque da Rússia à Ucrânia na noite de 4 de setembro, drones kamikaze Shahed caíram e detonaram no território da Romênia .

 

Só para lembrar que drones russos voaram para o território da Roménia durante o ataque a Izmail, em 2 de Agosto . Moradores da comuna de Čatalkioi relataram a queda de um dos drones na floresta.

 

A propósito, em 14 de agosto, uma mina explodiu no mar perto da vila turística de Kostinesti, na Romênia .

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar