IA do Google “para todos”

Publicado por: Editor Feed News
12/05/2023 15:54:39
Exibições: 188
Freepik
Freepik

Carros com Android nativo vão ter Zoom, Waze, YouTube

 

“Tornar a inteligência artificial útil para todos” é o objetivo da Google, que anunciou, esta quarta-feira, que o IA vai revolucionar todas as suas ferramentas. Desde o motor de busca aos automóveis com o sistema operativo Android incorporado, a inteligência artificial cai “responsavelmente” na gigante da tecnologia.

 

Três meses depois de o Bing — motor de busca da Microsoft — ter começado a usar o ChatGPT nos seus resultados de pesquisa (a que o Bard não foi capaz de dar resposta), a Google lançou finalmente um contra-ataque, com um vasto leque de novidades anunciadas esta quarta-feira, na Google I/O 2023, na Califórnia.

 

As notícias relacionadas com o motor de busca impactam quase toda a população. Agora, uma resposta gerada por IA ser-lhe-á apresentada no topo da pesquisa, contendo links que a tecnologia avançada considere relevantes. Os links que surgem por consequência da pesquisa sem IA surgirão mais abaixo. Estes resultados apresentados pela inteligência artificial, que podem incluir imagens, ocuparão todo o ecrã do seu smartphone.

 

As novidades — que de momento só estão disponíveis em inglês — estendem-se a todas as ferramentas do workspace da Google, inclusive ao Google Docs, que agora vai ter ferramentas de apoio à criação de conteúdos. O Gmail vai também ter mais tecnologia IA, com a nova opção “Help Me Write” que será capaz de produzir automaticamente respostas a e-mails numa questão de segundos.

 

Corrigir imagens automaticamente também será possível através da ferramenta “Magic Editor”, que permitirá, com comandos muito simplificados, modificar as imagens usando inteligência artificial, algo que, mais uma vez, ergue as preocupações relacionadas com a divulgação de imagens falsas passadas como verdadeiras.

 

Carros também vão receber novas funcionalidades

Segundo um estudo da AAA, as pessoas passam cada vez mais tempo nos seus veículos pessoais. Os norte-americanos inclusive, passaram um total de 70 mil milhões de horas ao volante, em 2019.

 

Tendo em consideração esses utilizadores, a Google anunciou que a IA também vai chegar a veículos com Google e software de Android incorporado.

 

A partir do seu carro, vai poder acessar a aplicações como o YoutubeWaze e até apps de vídeoconferência como o Zoom, Microsoft Teams e Webex by Cisco.

 

Mais videojogos também estarão disponíveis na Google Play Store, além dos já oferecidos pela projeção de smartphone da Android Auto. Beach Buggy Racing 2Solitaire FRVR e My Talking Tom Friends são alguns dos novos títulos.

 

A empresa também anunciou planos para criar uma aplicação que permite aos criadores de entidades externas criarem as suas próprias aplicações para carros equipados com Android – Android for Car Apps Library.

 

Segundo a empresa, estas novidades serão inicialmente introduzidas em veículos Volvo e Polestar e estarão disponíveis algures nas próximas semanas. Gradualmente, outros veículos com o sistema Android incorporado de raíz irão adquirir as inovações, algo que apesar de  popularizar-se, segundo o The Verge, ainda é raro.

 

Apenas carros da Volvo, Chevy, GMC, Cadillac, Renault e Honda vêm da fábrica com sistemas operativos Android. A decisão de incorporar o Youtube fica nas mãos dos produtores desses veículos.

 

Uma vez que a maioria dos veículos modernos não têm câmaras destinadas a videoconferência — e embora os carros da Tesla e Mercedes-Benz classe E já tenham câmaras para esse propósito — as aplicações ZoomMicrosoft Teams e Cisco Webex estarão disponíveis apenas em áudio. A Google não comentou, escreve o The Verge, se espera ou não que os carros com sistema operacional Android venham a ter tais câmaras.

 

A chegada da Waze, sistema de navegação da Google, aos carros com sistemas Google incorporados pode representar boas notícias para os donos de carros elétricos, uma vez que a empresa tem oferecido cada vez mais elementos que oferecem maior inclusão dos veículos alimentados por eletricidade, como as estações de carregamento Waze e mais atualizações em tempo real acerca da disponibilidade e funcionalidade das mesmas estações.

 

As funcionalidades estarão disponíveis apenas se o veículo estiver estacionado, mantendo-se indisponíveis se o carro estiver em movimento. Uma medida que demonstra a consideração da Google pela segurança, uma vez que o aumento das distrações durante a condução é um problema em crescimento.

Com informações da Agência Planeta ZA/LUSA

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar