Bielorrussos induziram russos a disparar contra os seus próprios soldados

Publicado por: Editor Feed News
04/05/2023 10:55:53
Exibições: 216
Oleg Petrasyuk/EPA
Oleg Petrasyuk/EPA

Militares bielorrussos que lutam pela Ucrânia enganaram os russos, levando-os a atacar as suas próprias posições em Bakhmut. E deu certo.

 

A Bielorrússia é uma aliada russa na guerra contra a Ucrânia, mas nem todos os bielorrussos estão de acordo. O Presidente do país, Alexander Lukashenko, chamou os bielorrussos que lutam pela Ucrânia de “cidadãos enlouquecidos”.

 

No entanto, o entendimento é que os voluntários bielorrussos são amplamente vistos como uns dos mais disciplinados e corajosos.

 

O site POLITICO falou comos  bielorrussos que ajudam a proteger a Ucrânia. Esses homens recusam a ideia de que são melhores do que os outros que defendem o país e contam a história de como enganaram o exército russo.

 

 

“Depois de invadirmos uma trincheira, o comandante usou um rádio que encontramos, fingiu ser russo e deu coordenadas falsas para uma missão de bombardeamento russa”, explicou Pavel Shurmei, um ex-remador olímpico que agora luta pela Ucrânia.

 

O comandante bielorrusso enganou os russos, convencendo-os a disparar salvas de artilharia contra as suas próprias posições perto da cidade de Bakhmut.

 

Mas, afinal, o que é que leva bielorrussos a lutarem pela Ucrânia contra a Rússia? “Primeiro a Ucrânia, depois a Bielorrússia” é o lema do seu regimento.

 

“A Rússia é o nosso problema em comum. A Bielorrússia é prisioneira da Rússia e Moscovo  controla a Bielorrússia e o povo. Portanto, precisamos lutar contra a Rússia, o que também ajudará a Bielorrússia. É por isso que estamos juntos”, explica Oleh Dashkevich.

 

Tudo tem um custo, no entanto. Os pais de Dashkevich não veem as coisas com bons olhos. “Dizem que sou um traidor”, disse o bielorrusso ao POLITICO. “Não falo com eles desde então”.

 

Os pais de Dashkevich não são os únicos a não concordar. Uma sondagem realizada no ano passado sugeriu que 30% dos bielorrussos apoiam a invasão à Ucrânia.

 

Com informações da Agência Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar