Micro plásticos entram no cérebro apenas 2 horas após a ingestão

Publicado por: Editor Feed News
27/04/2023 13:50:16
Exibições: 141
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Colhemos o fruto do que plantamos, plástico no cérebro

 

Os Microplásticos podem ser detectados entrando no cérebro apenas 2 horas após a ingestão informa o Iflscience.

Microplásticos são fragmentos de plástico de tamanho muito reduzido, menores do que 5 milímetros, que são encontrados nos oceanos e também nos organismos marinhos. Estes são provenientes da degradação de produtos plásticos maiores, como garrafas, sacolas e até mesmo produtos de limpeza.

 

Recentemente, o estudo de um grupo de pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que os microplásticos são absorvidos pelo organismo em apenas 2 horas após a ingestão. Estes fragmentos são capazes de passar pelo sistema digestivo e chegar ao cérebro. Além disso, essa pesquisa também relata que os microplásticos podem se ligar ao sistema imunológico, aumentando o risco de provocar doenças. Por isso, é importante que sejam tomadas medidas eficazes para diminuir a presença destes microplásticos nos oceanos.

 

Assim, poderemos preservar a saúde dos organismos marinhos e também a nossa saúde. Os microplásticos estão por toda parte. Uma triste realidade do uso de plásticos em quase todos os aspectos da vida cotidiana, microplásticos e nanoplásticos estão sendo encontrados em animais em todo o mundo e até mesmo na placenta humana , indicando que pode não haver mais onde se esconder deles.

 

Os microplásticos estão presentes não só em todos os oceanos, mas também nos rios e lagos, criando uma situação de risco para a saúde dos seres humanos e dos organismos marinhos. O plástico é liberado no meio ambiente de diversas maneiras, como por exemplo, por meio de descartes inadequados, uso indevido de cosméticos e até mesmo por meio de processos industriais. Esses materiais plásticos são fragmentados em partículas cada vez menores e acabam sendo absorvidos por organismos marinhos, chegando até mesmo ao órgão fetal humano.

 

Por isso, é importante conscientizar a população sobre esta questão, bem como desenvolver medidas para reduzir o uso de plásticos, como reforçar o uso de materiais biodegradáveis e o descarte adequado dos rejeitos plásticos.

 

Mike N.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados