OUSADIA: chineses abriram uma "delegacia de polícia" em Nova York

Publicado por: Editor Feed News
17/04/2023 20:21:48
Exibições: 244
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais
Pasme, funcionários dos serviços especiais chineses criaram uma delegacia de polícia própria em Nova York e a usaram como base operacional para espionagem e intimidação de dissidentes chineses.
 

A informação é da  ABC News .

Os EUA divulgaram evidências da expansão das atividades de espionagem do governo chinês no território do país.

 

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, os dois réus operavam uma delegacia ilegal no exterior localizada na parte baixa de Manhattan para a filial provincial do Ministério de Segurança Pública da República Popular da China.

 

Os promotores dizem que os dois suspeitos operavam em um prédio de escritórios em Chinatown, em Manhattan, sob a direção de um policial chinês.

 

O Ministério Público disse que esses homens participaram de uma série de ações ilegais no território dos Estados Unidos, em particular, em ações de contra-protesto e perseguição de dissidentes chineses específicos.

 

"É simplesmente escandaloso que o Ministério de Segurança Pública da China pense que pode estabelecer uma delegacia secreta e ilegal em solo americano para exportar a repressão e minar nosso estado de direito", disse o procurador-geral. Diretor Assistente de Contra-espionagem Kurt Ronnow.

 

Se condenados, os arguidos podem ser condenados a uma pena máxima de cinco anos de prisão.

Além disso, a mídia de massa soube que o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa Kirill espionou para a Suíça na década de 1970  em benefício da União Soviética .

 

Recordamos outros casos em que  um funcionário do Serviço de Inteligência Estrangeira (BND) foi detido na Alemanha por suspeita de espionagem para a Rússia . O acusado foi preso por decisão do tribunal. Durante os preparativos para o golpe de estado na Alemanha, os rebeldes  planejaram o assassinato do chanceler Olaf Scholz . O plano deles também incluía invadir o parlamento e prender os deputados.

 

Aliás, graças à cooperação da Ucrânia e de parceiros ocidentais no território dos Estados Unidos,  foi possível desvendar uma rede de espionagem em larga escala do Kremlin , que vinha trabalhando disfarçada nos últimos anos. Depois que o Escritório de Inteligência Militar da Ucrânia entregou uma grande quantidade de dados sobre a rede de espionagem russa aos aliados ocidentais, os serviços especiais dos EUA conseguiram expor todo um grupo de agentes ligados ao Kremlin operando no território dos Estados Unidos.

 

Com informações da PRM (UA)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados