Mania de limpeza pode ser um problema

Publicado por: Editor Feed News
17/04/2023 11:10:22
Exibições: 107
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Uma pessoa com excessivos cuidados ou mania de limpeza pode ser portadora de TOC?

 

A resposta é sim, a mania de limpeza pode ser um sintoma de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O TOC é considerado um transtorno mental caracterizado principalmente por obsessões e compulsões recorrentes - como a mania de limpeza - que causam preocupação e ansiedade significativas.

 

Mas antes de falar dessa patologia, vale refletir que a preocupação com a limpeza mesmo quando considerada exagerada, pode ser apenas uma caracteristica individual como outra qualquer - uma pessoa tem mania de limpeza tanto quanto outras tem de colecionar objetos, de anotar tudo, de guardar papeis, apenas como exemplo.

 

Qual o tratamento indicado?

O tratamento indicado para o TOC geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC). Essa abordagem usa técnicas para ajudar a pessoa a reconhecer e mudar suas crenças e comportamentos obsessivos. Outras formas de tratamento incluem terapia de exposição e resposta prevenção (ERP) e medicamentos antidepressivos.

 

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno mental que pode se manifestar por meio de obsessões e compulsões recorrentes, que podem incluir a mania de limpeza. A pessoa com TOC sente ansiedade e preocupação excessivas e tem dificuldade em controlar os pensamentos e comportamentos obsessivos.

 

O tratamento para TOC geralmente inclui terapia cognitivo-comportamental (TCC), que usa técnicas para ajudar a pessoa a reconhecer e mudar suas crenças e comportamentos obsessivos. Outras formas de tratamento podem incluir terapia de exposição e resposta prevenção (ERP) e medicamentos antidepressivos. É importante buscar ajuda profissional para tratar o TOC. A terapia pode ajudar a pessoa a controlar os sintomas.

 

Quais são os sinais de mania de limpeza?

Os sinais de mania de limpeza podem incluir:

• Limpar repetidamente determinadas áreas ou objetos;

• Sentir necessidade de limpar ou organizar coisas;

• Sentir ansiedade ou preocupação excessiva com a limpeza;

• Passar muito tempo limpando ou organizando;

• Ignorar tarefas ou compromissos importantes para limpar ou organizar;

• Sentir-se descontrolado ou desconfortável quando as coisas não estão limpas ou ornaizadas

Quais são as possiveis causas?

As possíveis causas da mania de limpeza incluem:

• Transtornos mentais, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);

• Estresse ou ansiedade;

• Padrões de pensamento disfuncionais;

• Transtornos alimentares;

• Transtornos de humor, como a depressão;

• Déficits de atenção e hiperatividade (TDAH).

 

Como é indicado o tratamento do TOC ?

O tratamento do TOC geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC) e medicamentos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem de tratamento que visa ajudar a pessoa a identificar e mudar os pensamentos e comportamentos que alimentam o TOC. O objetivo da terapia é ajudar a pessoa a enfrentar e superar os medos e ansiedades que estão causando o TOC.

 

Ha casos, em que pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos para aliviar os sintomas do TOC.

 

Qual ou quais os profisionais envolvidos no tratamento do TOC?

O tratamento do TOC é realizado por profissionais especializados em saúde mental, como psiquiatras, psicólogos e terapeutas cognitivo-comportamentais. Os psiquiatras são médicos especializados em transtornos mentais e podem prescrever medicamentos para aliviar os sintomas do TOC.

 

Os psicólogos e terapeutas cognitivo-comportamentais são treinados para trabalhar com a pessoa para identificar e alterar os pensamentos e comportamentos que alimentam o TOC.

 

Mike N.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados