IDOSO: Amanhã você será um deles

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2023 12:38:41
Exibições: 220
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Porque os idosos são maltratados quando chegam a terceira idade?

 

Infelizmente, maltratar idosos é um problema muito comum em todo o mundo. O maltrato de idosos ocorre quando alguém age intencionalmente ou negligenciosamente de forma a causar dano físico, emocional ou psicológico a uma pessoa idosa. Por incrivel que pareça muitas vezes na própria família.

 

O maltrato de idosos pode ocorrer em qualquer ambiente, incluindo as famílias, os asilos, as instituições de longa duração e mesmo na comunidade.

 

O maltrato de idosos, a idosofobia,  às vezes é resultado da falta de compreensão, do estresse e da falta de recursos para cuidar dos idosos. É possível que as pessoas que trabalham com os idosos não saibam como lidar com seus problemas de saúde, comportamento ou personalidade.

 

Algumas vezes, o abuso é intencional e resulta de uma vontade deliberada de causar dano ao idoso. Outras vezes, o abuso pode ser resultado do desconhecimento das necessidades dos idosos e do uso inadequado de técnicas de cuidado.

 

Qual a causa desse comportamento?

Não existem respostas fáceis para essa pergunta, mas há vários fatores que podem contribuir para o maltrato de idosos. Esses fatores incluem a idade avançada da pessoa, a falta de habilidades sociais, a dificuldade em cuidar de outras pessoas, o estresse relacionado com o trabalho de cuidado, o status socioeconômico e a falta de recursos financeiros.

 

Além disso, o maltrato de idosos pode ser resultado de atitudes e comportamentos discriminatórios ou preconceituosos. Poderiamos chamar de idosofobia? Sim, o maltrato de idosos pode ser chamado de idosofobia. Idosofobia é um termo usado para descrever o medo ou o preconceito em relação às pessoas idosas. Essa fobia é geralmente resultado de crenças sociais profundamente enraizadas e de um sentimento de desconforto ao lidar com pessoas idosas. O que diz a Lei sobre isso?

 

A idosofobia é crime previsto em Lei

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar