Combate o câncer e não causa diabetes: por que os cientistas decidiram reabilitar as batatas

Publicado por: Editor Feed News
24/03/2023 19:15:12
Exibições: 217
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Recentemente, os cientistas estão tentando restaurar uma boa reputação com algum produto que costumávamos considerar prejudicial...

 

...Portanto, ficou provado que o café é mais útil do que prejudicial, e o chocolate pode ser útil não apenas preto, mas também com leite. Agora os cientistas decidiram reabilitar a batata.


De acordo com o The Sun , um novo estudo conduzido pelo Louisiana Biomedical Research Center descobriu que as batatas não são apenas ricas em nutrientes essenciais, mas também não contribuem para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, como se acreditava anteriormente.

 

Os cientistas mostraram que, ao contrário da opinião popular, as batatas não afetam negativamente o nível de glicose no sangue. As pessoas que participaram do estudo perderam peso comendo batatas.

 

Outro grupo de cientistas da Edith Cowan University, na Austrália, descobriu que os problemas de saúde associados às batatas podem, na verdade, estar relacionados à maneira como as pessoas as cozinham e comem. De acordo com seus dados, batatas cozidas não estão associadas a um risco aumentado de diabetes.


E os dados mais otimistas foram obtidos por cientistas da Universidade Adam Mickiewicz em Poznań, na Polônia. Este grupo de pesquisadores descobriu que os compostos biologicamente ativos chamados glicoalcalóides encontrados nas batatas podem ter o potencial de tratar o câncer.

 

E como as batatas parecem estar à espera de uma nova vida como um produto útil, vamos ver quais são as batatas mais úteis, que nutrientes contêm e qual a melhor forma de cozinhar esta raiz para as conservar todas.

 

Compre batatas roxas e pare de descascá-las
As batatas são ricas em nutrientes, mas a maioria dos nutrientes vem da casca, portanto, as batatas com casca são melhores do que as descascadas. Existem especialmente muitas substâncias úteis nas batatas doces e roxas. Via de regra, quanto mais brilhantes as frutas e vegetais, maior a concentração de nutrientes neles.

 

Como as batatas ajudam a combater o câncer e as doenças cardiovasculares

As batatas contêm vitaminas e minerais essenciais, incluindo quase 30% do valor diário recomendado de vitaminas C e B6, bem como potássio, manganês, magnésio, fósforo, niacina (B3, que ajuda o corpo a transformar alimentos em energia) e ácido fólico ( B9).

 

A vitamina C é um antioxidante e as batatas contêm ainda mais antioxidantes na forma de flavonoides, carotenóides e ácidos fenólicos. Os antioxidantes são essenciais para destruir os radicais livres (partículas instáveis ​​que podem danificar as células) no corpo que são produzidos por processos corporais normais, bem como dieta, estresse, tabagismo, álcool, exercícios, medicamentos e poluentes. Com o tempo, se eles começarem a se acumular, podem levar a doenças, incluindo câncer e doenças cardiovasculares.

 

Quais são os benefícios das batatas para o intestino

Um bom microbioma intestinal é vital para a saúde mental e física geral, e as batatas podem ajudar a melhorá-lo. As batatas contêm amido resistente, que não é decomposto pelo corpo durante a digestão e pode chegar intacto ao intestino grosso.

 

O amido resistente é um prebiótico, o que significa que pode ser usado como combustível para alimentar bactérias benéficas. Isso produz ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato, que fornecem uma fonte de energia para as células do cólon. Descobriu-se que o butirato ajuda a controlar a inflamação e a apoiar a saúde intestinal.

 

Para maximizar a resistência do amido, faça salada de batata e leve à geladeira. O teor de amido aumenta à medida que as batatas esfriam.

 

Como as batatas ajudam a perder peso
As batatas podem ser um grande auxiliar na luta contra o apetite. Ele contém fibras, o que nos ajuda a nos sentirmos cheios. Eles também são de baixa caloria e quase não contêm gordura - apenas cerca de 0,1 g por 100 g.

 

Infelizmente, isso não se aplica às batatas fritas porque geralmente são fritas em óleo, o que adiciona gordura e calorias; portanto, opte por pratos de batata cozida ou assada se estiver cuidando do seu peso.

 

A batata é uma fonte de potássio

Uma batata de tamanho médio contém 40% a mais de potássio do que uma banana comum. O potássio é um eletrólito que suporta a função nervosa e muscular e também neutraliza o efeito do sódio na pressão sanguínea. Estudos mostram que pode melhorar uma noite de sono, por isso pode ser uma boa ideia incluir algumas batatas novas cozidas no vapor ou uma batata assada de tamanho médio em seu jantar.

 

Por que precisamos de fécula de batata?
As batatas são boas para manter a forma, graças ao seu amido. O amido é um tipo de carboidrato que se decompõe em glicose e fornece energia rápida para o corpo usar; portanto, as batatas são uma boa fonte de calorias se você precisar de uma refeição rápida e satisfatória.

 

O amido geralmente é nossa principal fonte de carboidratos, mas não exagere - ele deve fazer parte de uma dieta saudável e balanceada. Comer muitos carboidratos pode levar ao ganho de peso e queda de açúcar.

 

Qual a melhor maneira de cozinhar batatas
As batatas são baratas, extremamente versáteis e podem ser armazenadas por muito tempo em local fresco, seco e escuro. As batatas podem ser uma adição saudável a uma dieta balanceada quando cozidas no vapor, cozidas ou assadas e comidas com a casca.

 

Não adicione queijo ou molhos cremosos. Em vez disso, regue-os com azeite e cubra com iogurte ou com ervas e alho.

 

E ainda tente limitar suas porções.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados