Motivos para ter muito medo de Drones II

Publicado por: Editor Feed News
18/02/2023 21:09:01
Exibições: 197
Divulgação
Divulgação

Pequenos robôs-inseto onipresentes e letais são apresentados como solução para segurança

 

Por John Horgan

 

Os drones, assim denominados pelos americanos, são a última coisa em sua lista de temores? Robôs voadores letais parecem coisas que paquistaneses, afegãos e outros habitantes de terras distantes precisam temer, mas americanos, não? Deixe-me dar-lhe algumas razões para americanos se preocuparem. A maior parte desse material – e muito mais – pode ser encontrada em “The Drones Come Home” [“Os Drones Voltam Para Casa”, literalmente], meu artigo para a edição de março da revista National Geographic.

 

A administração Obama prometeu diminuir restrições da Administração Federal de Aviação, até 2015, para tornar a utilização de drones mais fácil por parte das 18 mil agências fiscalização e punição para fins de vigilância, entre outros usos.

 

De acordo com um relatório no New York Times de 16 de fevereiro, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos também ofereceu apoio financeiro para ajudar departamentos de polícia a adquirir drones, que estão “se tornando os queridinhos das autoridades da lei de todo o país”.

 

A Agência de Projetos Avançados de Defesa está financiando pesquisas com “micro-drones” parecidos com mariposas, beija-flores, e outras criaturinhas voadoras que, dessa forma, podem “estar disfarçados a olhos vistos” como me disse um pesquisador da Força Aérea Americana. Estes drones também podem ser equipados com câmeras e sensores para coletar informações.

 

A Força Aérea atualmente está testando micro-drones em instalações como o “micro-aviário” na Base Wright-Patterson da Força Aérea em Dayton, Ohio.

 

Esses micro-drones poderiam carregar armas.

Os micro-drones são drones de tamanho reduzido, com formatos e tamanhos variando entre 10 cm e 10 metros. Eles geralmente são usados para fins militares, de vigilância, monitoramento ambiental, entregas e muito mais. Eles também têm a capacidade de serem programados para voar em patrulhas, desviar de obstáculos, executar missões e muito mais. Alguns deles são equipados com câmeras de alta definição, sensores de luz e vídeo, além de outros dispositivos. Alguns micro-drones também são equipados com sistemas de inteligência artificial, que permitem ao drone aprender a voar sozinho e executar missões complexas.

 

Os micro-drones são fabricados em vários lugares do mundo, incluindo Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, China, Índia e muitos outros paísesA Força Aérea Americana produziu uma animação extraordinariamente assustadora  exaltando possíveis aplicações dos “Micro Veículos Aéreos” [MAV, em inglês].

 

O narrador elogia os “discretos, onipresentes, letais” enquanto o vídeo mostra drones alados saindo da barriga de um avião e descendo sobre uma cidade, onde perseguem e matam um suspeito.

 

As forças armadas dos Estados Unidos já utilizaram um drone, chamado de “Switchblade”, que tem asas dobráveis e pode ser guardado em um tubo pouco maior que um pão italiano. O Switchblade carrega uma carga do tamanho de uma granada.

 

O governo Obama compilou silenciosamente argumentos legais para assassinatos sem julgamento de cidadãos americanos, como relatado recentemente pela NBC News.

 

A administração já executou o assassinato por drone de pelo menos dois cidadãos americanos, os supostos militantes muçulmanos Anwar al-Awlaki e Samir Khan, mortos no Iêmen em 2011.

 

O entusiasmo dos Estados Unidos por drones disparou uma corrida armamentista internacional.

 

Mais de 50 outras nações já têm a tecnologia, bem como grupos militantes não-governamentais, como o Hezbollah.

 

Oficiais de segurança dos Estados Unidos estão tão preocupados com a ameaça de terrorismo com drones que já executaram simulações de ataques em um programa chamado “Black Dart”.

 

Empresas de defesa como a Procerus Technologies agora desenvolvem um software que permitirá que drones rastreiem e destruam outros drones.

 

Estamos diante de um evento de especiação tecnológica que poderia trazer mais mal do que bem. Devemos nos manter informados para garantir que drones sejam lançados para fins benéficos, e não insidiosos.

 

John Horgan é professor do Stevens Institute of Technology e autor de 4 livros, entre os quais The End of Science (Addison Wesley, 1996) and The End of War (McSweeney`s, 2012). Follow on Twitter @Horganism.

 

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAM BRASIL

 

Publicado em: 08/05/2014 e Atualizado em 18/2/2023

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar