Invisível para você, mas visível para todos. 12 causas do mau hálito

Publicado por: Editor Feed News
11/02/2023 09:57:38
Exibições: 188
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

O mau hálito é um assunto muito delicado e raramente falado em voz alta. Um aroma estagnado de um interlocutor pode nivelar até a impressão mais agradável de uma pessoa.

 

Muitas pessoas sofrem de halitose (o nome científico do mau hálito). Na maioria das vezes, é causada por problemas de higiene. Em alguns casos, o cheiro pode ser um sinal do corpo sobre um problema. A halitose é o termo médico usado para descrever o odor desagradável da boca.

 

É um problema comum, afetando cerca de 30 a 50% da população, sendo que cerca de 15 a 20% deles têm halitose crônica.  

 

A melhor maneira de prevenir a halitose é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente, manter uma boa alimentação e visitar o dentista regularmente para tratar quaisquer problemas bucais.

 

Os principais fatores que contribuem para a halitose são

1) O motivo mais popular é a higiene bucal insuficiente. O especialista orienta sempre enxaguar a boca após comer, principalmente doces, e retirar restos de alimentos entre os dentes. Além dos próprios pedaços de comida não terem o cheiro mais agradável, eles destroem o esmalte, tornando os dentes mais frágeis.

 

2) Você não escova a língua. Se não for limpo regularmente, aparecem placas e bactérias, que também têm um cheiro desagradável. Para isso, você precisa de um raspador especial.

 

3) Boca seca ou falta de saliva (xerostomia). A saliva é um anti-séptico natural, portanto, se não for suficiente, as bactérias começam a se multiplicar ativamente e exalam um cheiro desagradável.

 

4) A xerostomia pode ocorrer quando não bebemos água suficiente, quando tomamos certos medicamentos, mas também pode ser um sintoma de doenças graves, como o HIV ou a síndrome de Sjögren.

 

5) A halitose é um dos primeiros sinais de que a inflamação dos dentes ou gengivas começou em sua boca.

 

6) Doenças do trato gastrointestinal também podem ser a causa.

 

7) Fumar, mascar tabaco. Além do mau hálito, fumar contribui para o desenvolvimento de placa bacteriana, gengivite e aparecimento de tártaro.

 

8) Insuficiência hepática.

 

9) O mau hálito pode ser um efeito colateral da dieta, principalmente se houver alimentos ou bebidas típicas da dieta: alho, cebola, café, bebidas alcoólicas (causa boca seca), atum (contém trimetilamina, que pode causar cheiro de peixe, às vezes até peixe podre). Aliás, o motivo do aparecimento do cheiro de acetona pode ser a dieta cetônica.

 

10) Doença oncológica.

 

11) Tuberculose, inflamação dos pulmões.

 

12) Inanição.

 

A causa do mau hálito também pode ser problemas nos dentes ou nas gengivas / Foto: Joseph Costa / unsplash

 

Mau hálito: como evitar

1) Beba água suficiente para o seu corpo. Ouça a sua sensação de sede. Você também pode calcular o volume do líquido necessário de 30 ml por 1 kg de peso ideal (que corresponde à sua altura e sexo).

 

2) Dê mais atenção à higiene oral. Além de uma escova de dentes, você deve comprar um irrigador, um raspador de língua e fio dental (ou fio dental) para limpar melhor os resíduos de alimentos. A propósito, se possível, você deve escovar os dentes após cada refeição.

 

3) Para se livrar do cheiro desagradável, você deve parar de fumar.

 

4) Duas ou três vezes por ano, para fins preventivos, visite o dentista e não deixe de realizar os procedimentos de higiene profissional (limpeza, remoção de pedras, etc. ).

 

Se seguir todas essas recomendações não eliminou o mau hálito, você deve consultar um médico. Provavelmente, sua causa pode ser um mau funcionamento do corpo ou alguma doença.

 

Mike N.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados