COVID-19 da China – após anos de bloqueios e quarentenas agressivos – deixaram o país vulnerável

Publicado por: Editor Feed News
17/12/2022 10:18:51
Exibições: 233
O governo chinês afrouxou as restrições destinadas a limitar a propagação do COVID-19. Kevin Frayer/Stringer via Getty Images
O governo chinês afrouxou as restrições destinadas a limitar a propagação do COVID-19. Kevin Frayer/Stringer via Getty Images

) Por Elanah Uretsky (Professor Associado de Estudos Internacionais e Globais, Brandeis University

Após quase três anos visando eliminar o COVID-19 por meio de bloqueios em massa, programas robustos de rastreamento de contatos e proibições de viagens internacionais, o governo chinês anunciou que está revertendo as políticas de “zero-COVID” que ajudaram a suprimir a propagação do coronavírus no país. O Partido Comunista Chinês anunciou essas mudanças em 7 de dezembro de 2022, pois as taxas de COVID-19 estão aumentando nas principais cidades, após protestos exigindo o fim das políticas de COVID-0.

 

A situação na China contrasta fortemente com a trajetória da pandemia nos EUA O SARS-CoV-2 surgiu com força, mas graças a um forte esforço de vacinação e ao fato de que grande parte dos residentes nos EUA foi infectada pelo coronavírus , os casos de COVID-19 parecem estar atingindo um estado estável e a vida normal foi retomada .

 

Sou um antropólogo médico que estuda as tendências de saúde pública na China de uma perspectiva epidemiológica e social.

 

Depois de conter amplamente o coronavírus em 2020 , a China começou a aplicar uma política estrita de COVID-zero antes das Olimpíadas de Pequim em 2022. O resultado é que a China não seguiu o caminho padrão de uma pandemia em que as pessoas lentamente ganham imunidade por exposição ou vacinação, permitindo que a sociedade se abra ao longo do tempo. Combinado com questões sobre a eficácia das vacinas da China e as taxas de vacinação comparativamente baixas, muitos especialistas em saúde pública acreditam que a China será duramente atingida pelo coronavírus à medida que o país suspende rapidamente sua política de COVID-0 .

 

A reação inicial da China ao COVID-19

As campanhas de saúde pública e o controle de doenças emergentes na China são inteiramente [dependentes e dirigidos pelo governo], que promove a saúde tanto para o bem do povo quanto da nação . Quando o COVID-19 surgiu, o governo chinês foi rápido em instituir políticas de uso de máscaras e regimes de teste, e bloqueou a cidade de Wuhan e a região vizinha onde o coronavírus se originou. Com apenas a ajuda dessas intervenções não farmacêuticas , o governo chinês teve muito sucesso em conter a disseminação do COVID-19 depois que a onda inicial atingiu Wuhan.

 

Desde o momento em que a China começou a registrar casos no final de dezembro de 2019, até o governo encerrar seu período inicial de bloqueio em abril de 2020, o governo documentou 82.000 casos de COVID-19 e pouco mais de 3.300 mortes. Embora não fosse oficialmente chamada de política de COVID-zero na época, as medidas de controle nasceram do objetivo de eliminar o COVID-19 do país.

 

Aumentando zero-COVID

A vida voltou ao normal na China depois que a onda inicial de COVID-19 devastou Wuhan. Durante a maior parte de 2020 e no primeiro semestre de 2021, os chineses estiveram em shoppings, restaurantes e bares.

 

Nesse mesmo período, o coronavírus se espalhou pelos EUA, Europa e outras regiões do mundo, levando muitos especialistas em saúde a dizer que os bloqueios na China, embora brutais, foram bem- sucedidos . Entre maio de 2020 e agosto de 2021, as pessoas na China viram o COVID-19 como uma ameaça distante e apoiaram as ações do governo.

 

A situação mudou em agosto de 2021, quando o governo chinês adotou oficialmente o que chama de estratégia “ Dynamic zero-COVID ” para combater a nova variante delta. Essa rígida política de prevenção incluía disposições para bloqueios em massa com o objetivo de eliminar a doença em uma determinada região, mesmo que apenas um pequeno número de casos fosse encontrado.

 

A China intensificou a aplicação da política à medida que os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 se aproximavam. Um único caso poderia desencadear um bloqueio maciço, onde o governo limitaria severamente o movimento das pessoas e imporia quarentenas, como ocorreu várias vezes em Shanghai Disney. Em alguns casos, as pessoas foram mantidas em lojas ou prédios de escritórios por vários dias após a exposição a uma pessoa infectada.

 

O verão e o outono de 2022 foram relativamente tranquilos, com apenas cerca de 1.000 infecções confirmadas por dia. Mas desde o início de novembro de 2022, os casos de COVID-19 na China aumentaram constantemente , com mais de 35.000 novos casos detectados por dia na primeira semana de dezembro.

 

O que acontece depois?

No início de dezembro, as taxas de COVID-19 na China ainda eram relativamente baixas em comparação com muitos lugares, incluindo os EUA . Mas a China enfrenta alguns desafios únicos graças aos baixos níveis de imunidade da população e a uma estratégia de controle de doenças que priorizou intervenções não farmacêuticas, como uso de máscaras, distanciamento social e testes frequentes sobre a administração de vacinas .

 

Até o momento, 90% da população da China foi vacinada . As pessoas mais velhas têm sido mais relutantes, porém, e apenas 66% das pessoas com mais de 80 anos receberam duas doses de uma vacina. Outra preocupação surge de estudos que indicam que as vacinas da China podem não ser tão eficazes quanto as vacinas de mRNA usadas no Ocidente. Até agora, a China não está disposta a importar e administrar vacinas ocidentais de mRNA.

 

Além das preocupações com a vacinação, a política de COVID-zero, em grande parte, suprimiu com sucesso o coronavírus na China. O resultado é que, como a maioria das pessoas não foi exposta ao vírus, elas não tiveram chance de desenvolver imunidade. Isso provavelmente deixou o país muito suscetível a um grande surto.

 

Há também uma dimensão social nos problemas que a China enfrenta hoje. Os bloqueios recorrentes no ano passado prejudicaram a economia e diminuíram a paciência das pessoas com políticas restritivas. Apesar dos esforços do governo para limitar o acesso a informações externas , as pessoas na China estão aprendendo que a maioria dos outros países está funcionando normalmente. Manter políticas rigorosas de zero COVID tornou-se cada vez mais difícil, pois elas desgastam uma população que deseja que a vida volte ao normal.

 

O anúncio de 7 de dezembro para aliviar as restrições do COVID-19 é uma continuação de uma tendência que vinha ocorrendo há algumas semanas, mas foi visto por muitos como uma resposta aos protestos generalizados . Os centros de testes estão fechando e as pessoas infectadas agora podem ficar em quarentena em casa pela primeira vez desde o início da pandemia. Os passes de saúde digital, emitidos para pessoas que deram negativo por meio de testes diários de PCR, também não são mais necessários para entrar em locais públicos.

 

Em grande parte do mundo, o COVID-19 seguiu a trajetória natural de uma pandemia. A história é diferente na China. O relaxamento das políticas de COVID-zero pode deixar a China mais alinhada com o resto do mundo em termos do que as pessoas podem fazer, mas o vírus também tem a chance de seguir seu curso natural agora que as ações do governo não suprimirão a propagação. . É provável que nos próximos meses o povo chinês enfrente a dor e o sofrimento que muitos outros lugares viveram em 2020 e 2021.

 

Com informações do The Conersation

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar