Usar o Tik Tok é abrir mão da segurança, diz o FBI

Publicado por: Editor Feed News
17/12/2022 10:16:20
Exibições: 238

Uma questão de “segurança nacional”. Diretor do FBI alerta para riscos do uso do TikTok

 

O responsável do FBI também destacou que a China pode utilizar a rede social de compartilhamento de vídeos para recolher dados dos seus utilizadores, que podem ser usados para operações de espionagem.

 

O diretor do FBI, Chris Wray, manifestou hoje preocupações de segurança nacional em relação ao TikTok, alertando que o controle da famosa rede social pertence a um Governo chinês que não partilha os mesmos valores dos Estados Unidos.

 

Wray realçou que a polícia federal norte-americana está preocupada com o fato de os chineses terem a capacidade de controlar o algoritmo de recomendação da aplicação, o que lhes permite “manipular o conteúdo e, se quiserem, utilizá-lo para influenciar operações”.

 

O responsável do FBI também destacou que a China pode utilizar a rede social de partilha de vídeos para recolher dados dos seus utilizadores, que podem ser usados para operações de espionagem.

 

“Todas estas coisas estão nas mãos de um Governo que não partilha os nossos valores e que tem uma missão que está em desacordo com o que é do melhor interesse dos Estados Unidos. Isso deve-nos preocupar”, sublinhou Wray durante uma audiência na Escola de Políticas Públicas Gerald R. Ford, da Universidade de Michigan.

 

Estas preocupações são semelhantes às que o diretor do FBI tinha levantado durante as aparições no Congresso norte-americano em novembro, quando a questão foi levantada.

 

O TikTok é propriedade da ByteDance, com sede em Pequim. Um porta-voz desta rede social não respondeu imediatamente a estas declarações, noticiou a agência Associated Press (AP).

 

Em setembro, durante uma audiência no Senado, a diretora de operações da TikTok, Vanessa Pappas, garantiu que a empresa protege todos os dados de utilizadores norte-americanos e que as autoridades ligadas ao Governo chinês não têm acesso a estes. “Nunca partilharemos dados, ponto final”, vincou Pappas.

 

Preocupado com a influência da China sobre o TikTok, o Governo de Donald Trump ameaçou em 2020 proibir a aplicação nos EUA e pressionou a ByteDance a vender o TikTok a uma empresa norte-americana.
As autoridades dos EUA e a empresa estão agora em negociações sobre um possível acordo que resolveria as preocupações de segurança dos norte-americanos, um processo que Wray disse estar aem andamento nas agências do Governo dos EUA, liderado por Joe Biden.

 

Com informações do Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados