Coletivo pernambucano Gambia Rec Produções realiza 1ª Mostra de Cinema

Publicado por: Editor Feed News
19/10/2022 17:36:03
Exibições: 258
Divulgação
Divulgação

Evento gratuito apresenta três curtas em Recife; Confira a programação

 

A 1ª Mostra de Cinema do coletivo pernambucano Gambia Rec Produções será realizada neste sábado, 22 de outubro, às 20h, no Bar Super 8. O evento tem entrada gratuita e reúne três dos seis curtas-metragens independentes da produtora.

 

De acordo com a organização, a ideia é movimentar a cena do audiovisual, ocupando espaços e alimentando a arte local. “Viver da arte é muito difícil e, com a pandemia, a situação ficou ainda mais crítica, por isso resolvemos criar nossas próprias oportunidades e fortalecer o cenário do audiovisual. Será a primeira edição de muitas outras que pretendemos realizar”, destacou a roteirista Mel de Castro.

 

Todo o processo de criação e produção é feito pelo quinteto, onde cada um cumpre com várias funções dentro do coletivo. Isso exigiu que os artistas buscassem conhecimentos que ainda não possuíam. “É um trabalho desafiador. Mesmo sem tantas ferramentas disponíveis, a gente tenta se virar como pode. Eu atuo, dirijo e roteirizo, mas tive que aprender a editar vídeos para auxiliar na finalização dos filmes”, aponta o ator.

 

Serão exibidos os filmes “Respiro”, de Carolina Queiroz; “Clara Obsessão”, de Stephan Levita e Mel de Castro; e “Promiscuidade Ética”, de Mel de Castro. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

 

A aprovação de três roteiros pela Lei Aldir Blanc garantiu ao coletivo a possibilidade de adquirir melhores equipamentos de filmagem, som e iluminação. “Não temos os melhores equipamentos cinematográficos, mas conseguimos o básico para fazer um bom trabalho. A Gambia existe há dois anos, nós unimos nossos conhecimentos e experiências para fazer algo que a gente realmente acredita. Então, continuaremos na luta pra viabilizar nossas produções”, pontuou a produtora Rafaela Quintino.

 

A ideia da Mostra surgiu de uma conversa despretensiosa que tomou forma e começou a se consolidar em parceria com Vinicius Costa e Leandro Sandres, os fundadores do Bar Super 8. “Pra gente é um sonho ver eventos como esse sendo realizados. Nossa região tem tanto talento para o audiovisual, e ao mesmo tempo, tão pouco espaço. E a proposta do Super 8 é exatamente essa: tornar visível o audiovisual independente. Que haja mais espaços na nossa cidade, onde possamos exibir cada vez mais o trabalho dessa geração incrível de cineastas”, finalizou Vinicius.

 

Para acompanhar a noite de cinema, o público pode contar boa comida e bebida do Bar Super 8, com opções variadas, além de um espaço temático da sétima arte para fazer muitos registros do momento.

 

SERVIÇO

Hora: 20h
Data: 22 de outubro
Local: Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144)
EVENTO GRATUITO
Instagram: @gambiarec
Assessora de Imprensa: Rafaela Quintino – (81) 98878-5228

 

SOBRE A GAMBIA REC:

Criada em novembro de 2020, a Gambia Rec Produções nasceu do encontro entre quatro artistas pernambucanos. Mel de Castro, Stephan Levita, Vitor Ribeiro e Carolina Queiroz resolveram colocar em prática e criar suas próprias oportunidades dentro do cenário da sétima arte. Mais adiante a atriz, produtora e jornalista Rafaela Quintino foi convidada para integrar o coletivo.

O primeiro curta-metragem da produtora independente, “Dois para o saguão”, foi lançado em janeiro de 2021 e, de lá para cá, outros cinco filmes foram gravados e publicados no YouTube: “Um por um”, “Promiscuidade ética”, “Clara obsessão”, “Inferno Abacaxi” e “Respiro”. Além dos curtas, no canal do YouTube são produzidos quadros de entrevista com profissionais da cultura. A novidade para 2023 já está sendo trabalhada, é um projeto em parceria com o coletivo Akasha de Teatro e será divulgado em breve.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar