Um guia para praticar a confiança

Publicado por: Editor Feed News
29/08/2022 12:50:26
Exibições: 315
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

No centro de muitas de nossas dificuldades está a falta de confiança – especialmente a confiança em nós mesmos.

 

 Por Leo Babauta

Pense nessas dificuldades comuns que a maioria de nós enfrenta:

No que focar : Não confiamos em nossos corações para escolher no que gostaríamos de trabalhar agora.
Indecisão : Ficamos presos à indecisão porque não confiamos em nós mesmos para escolher o que realmente queremos, e não confiamos em nós mesmos para pousar de pé se as coisas saírem diferente do que esperávamos.


Procrastinação / resistência : Sentimos resistência a uma tarefa difícil (assustadora) e depois a evitamos, resultando em procrastinação ... porque não confiamos em nós mesmos para lidar com o desconforto ou confiamos em nós mesmos para lidar com o que vier depois de fazer a tarefa , julgamento ou quaisquer outras consequências potenciais).


Medo ou estresse na incerteza / caos : Quando as coisas são incertas, muitas vezes sentimos estresse ou medo. Isso é de (e compreensível) falta de confiança em nós mesmos para navegar nessa incerteza e lidar com o que quer que surja.


Encontrando o foco : Muitas vezes, quando tentamos nos concentrar em algo, nos sentimos puxados em mil direções por coisas que precisamos cuidar... porque não confiamos em nós mesmos para cuidar dessas coisas mais tarde.


Se você não enfrenta nenhum desses problemas - parabéns! Você provavelmente tem uma tonelada de confiança. Mas a maioria de nós luta com isso diariamente. O que significa que há uma oportunidade incrível de praticar a confiança.

 

Neste guia, compartilharei por que não confiamos em nós mesmos ou nos outros... e como podemos praticar.

 

Por que não temos confiança
Se temos falta de confiança, podemos ser tentados a nos culpar ou sentir que há algo errado nessa falta. Mas e se confiássemos que existem boas razões pelas quais não confiamos?

 

Por exemplo, e se fôssemos frequentemente enganados pelos outros quando estávamos crescendo e nos sentíssemos mal por isso? Faria sentido não confiarmos em nós mesmos, se outras pessoas nos ensinassem a não confiar em nós mesmos.

 

E se outras pessoas nos machucassem, nos traíssem, nos provocassem, quando estávamos crescendo? Faria sentido não confiarmos nos outros.

 

E se tivéssemos experiências de fracasso e constrangimento realmente intensas e aprendêssemos a tentar evitar esses sentimentos? Faria sentido que não confiássemos em nós mesmos para lidar com esses sentimentos – parecia que não podíamos, no passado.

 

Nossa falta de confiança faz todo o sentido, se pudéssemos ver todas as razões pelas quais fomos ensinados a não confiar. Não precisamos analisar essas razões – apenas confie que temos boas razões.

 

Então, o que nós podemos fazer sobre isso?

 

Formas de praticar
Cada dificuldade é uma oportunidade para praticar a confiança.

Quando você enfrenta qualquer uma das dificuldades listadas acima – ou qualquer outra luta – essas são oportunidades incríveis para praticar a confiança.

 

A qualquer momento, podemos praticar a confiança, ou a não confiança. Estamos constantemente fazendo essa escolha.

 

O que é a prática da confiança?

É confiar que nosso coração quer o que quer, e que não há problema em ouvir isso.

É uma prática de deixar ir a necessidade de que as coisas sigam um determinado caminho. De precisar estar em segurança ou conforto.

É confiar que podemos lidar com o que vier.

É confiar que podemos estar com quaisquer emoções que surjam para nós.

É confiar que os outros podem ter suas emoções, ser como são, e nós podemos estar com tudo isso também.

 

Então... como podemos praticar a confiança no momento?

Quando você perceber uma oportunidade de praticar (qualquer uma das dificuldades listadas acima, por exemplo), pare e pense: “Confie”.


Respire. Torne-se presente.
Sinta seu coração - o que ele quer? Você pode confiar no que ele quer?
Você pode confiar em si mesmo para navegar em qualquer incerteza que surja?
Você pode confiar em si mesmo para estar com suas emoções? Estar com as emoções dos outros?
Você pode responder “Não” a algumas delas, o que é perfeitamente aceitável! Permita-se ser um Não por enquanto, se o Não for muito forte... mas você pode considerar como seria se você confiasse. O que você faria se confiasse em si mesmo? Como você veria a situação de forma diferente? Você poderia tentar isso?

 

Isso requer prática. Você ganhará confiança se agir apesar de uma confiança instável, e aprender que vai cair de pé ou lidar com a queda de cara. Você aprenderá a confiar em si mesmo para estar com o que quer que apareça, incluindo emoções difíceis em você ou nos outros. Você começará a confiar mais se agir com confiança. Isso significa um pequeno salto de fé, para começar.

 

Se você pode começar a confiar, algo poderoso muda. Você começa a tomar decisões com mais facilidade e pode passar o dia com mais foco e se sentindo mais relaxado. As coisas que acontecem não são tão grandes, nem tão estressantes. Você começa a fluir.

 

Você poderia confiar em si mesmo para praticar a confiança?

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados