Procon/PE encontra produtos sem preço no comércio do Recife e RMR

Publicado por: admin
25/08/2022 15:40:12
Exibições: 269
Divulgação
Divulgação

Cadê o preço? Essa é a pergunta que os fiscais do Procon/PE têm feito aos comerciantes durante as fiscalizações no comércio do Recife.

 

As lojas de diversos segmentos estão sendo autuadas também por essa irregularidade, que é um direito do cliente, está no Código de Defesa do Consumidor (CDC).  De janeiro até agora, 118 estabelecimentos foram autuados, no Recife e na Região Metropolitana, pela inexistência de precificação nos produtos expostos nas prateleiras.  

 

De acordo com o CDC, os preços dos produtos e serviços devem ser informados de modo adequado, garantindo aos consumidores a correção, clareza, precisão e  legibilidade das informações prestadas.



O código informa ainda que os preços devem ficar visíveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público, de forma que a montagem, o rearranjo ou a limpeza, se em horário de funcionamento, devem ser feitos sem prejuízo das informações relativas aos preços de produtos ou serviços expostos à venda. Se não encontrar o preço no produto, na prateleira, na gôndola ou na vitrine, vale o preço que estiver mais próximo.



Esta semana os fiscais autuaram alguns estabelecimentos pela falta de precificação: lojas de bicicleta e de acessórios, alimentos pet, suplementos alimentares. Essa prática também tem sido verificada nas redes sociais.



O consumidor pode denunciar a falta dos preços nos produtos, através do 0800-282.1512 ou pelo Whatsapp 81 3181.7000. O estabelecimento será autuado e pode pagar multas.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários