A casca da banana esconde benefícios surpreendentes

Publicado por: admin
18/08/2022 17:33:11
Exibições: 263
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Usar farinha de casca de banana é uma forma fácil de aproveitar o seu potencial nutritivo, que 99% das vezes é atirado para o caixote do lixo.

 

Diz a sabedoria popular que a casca é a parte mais nutritiva da fruta. Se é hábito comê-la numa maçã ou numa pera, o mesmo não pode ser dito em relação à banana. A realidade, porém, é que a casca desta fruta é tão ou mais nutritiva do que qualquer outra.

 

A casca contém 78 miligramas adicionais de potássio, além de muita fibra. A casca de uma banana fresca é bem dura e um bocado amarga. Para comê-la, basta lavá-la bem, retirar o caule e tentar misturá-la num smoothie, ou fritá-la ou assá-la por pelo menos dez minutos.

 

Um estudo recente mostrou que se as cascas de banana forem escaldadas, secas e moídas em farinha, podem também ser transformadas em produtos com um sabor tão bom, se não melhor, do que os produtos à base de trigo. Os resultados foram publicados em julho na revista ACS Food Science & Technology.

 

Não só é perfeitamente seguro comer a casca da banana, como também faz bem à saúde. Num teste de sabor, bolachas feitas com casca de banana receberam a aprovação dos consumidores, que relataram estar tão satisfeitos com os sabores quanto com os sabores de bolachas normais.

 

Comparativamente com as outras bolachas, os biscoitos dos investigadores tinham uma generosa porção de minerais e nutrientes que combatem o cancro. Além disso, continham muito mais fibras, magnésio, potássio e compostos antioxidantes, escreve a ScienceAlert.

 

O único problema é que o uso excessivo de farinha de casca de banana endureceu as bolachas. A proporção dourada é uma mistura contendo 7,5% de casca de banana.

 

Embora o estudo tenha analisado apenas as consequências de adicionar cascas de banana a bolachas, os resultados sugerem que o uso de farinha de casca de banana em pães, bolos e massas também pode ser algo a considerar.

 

O uso da casca de banana não só fornece uma cor natural ao produto cozinhado, como também oferece um impulso nutricional. Maiores teores de proteínas, hidratos de carbono e gorduras são também uma consequência do uso de farinha de casca de banana.

 

O uso da casca desta fruta também traz benefícios para o ambiente, ajudando a reduzir o desperdício alimentar.

Por   Daniel Costa, da Agencia Planeta ZAP 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários