O francês MANPADS Mistral atinge alvos em 6 segundos em um raio de 4 quilômetros

Publicado por: Editor Feed News
13/07/2022 17:50:05
Exibições: 171

O francês MANPADS Mistral é capaz de atingir alvos aéreos em 6 segundos em um raio de 4 quilômetros

 

Na luta contra o agressor, os combatentes ucranianos usam muitas amostras de armas estrangeiras recebidas de parceiros internacionais. Isso, em particular, foi relatado pelo ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, no Facebook. Um deles é o sistema de mísseis antiaéreos portáteis Mistral francês (MANPADS). Então vamos falar sobre isso com mais detalhes.

 

MANPADS Mistral tem uma configuração padrão típica de outras armas desta classe. Um míssil guiado antiaéreo (ASM) é colocado em um contêiner de lançamento de transporte descartável (TPK), ao qual um dispositivo de lançamento eletrônico é conectado antes do disparo. O lançador contém equipamentos para determinar "casa-estrangeiro", bem como uma visão térmica para fotografar em condições noturnas. Para um lançamento conveniente, o complexo é colocado em um tripé com assento para o artilheiro-operador.


Este complexo de mísseis antiaéreos portátil é bastante volumoso. Portanto, durante o transporte, é embalado em dois contêineres (em um - um TPK com um míssil, no segundo - um tripé com uma unidade de mira) com um peso total de cerca de 50 kg. Um míssil guiado diretamente consiste em um corpo, uma cabeça de retorno infravermelho (GSN), equipamento de orientação eletrônica e servomotores elétricos para controle.

 

Para referência. Um servo motor elétrico é um dispositivo elétrico autônomo que gira as partes do foguete com alta eficiência e precisão.

 

Cerca de 1 minuto é suficiente para colocar os Mistral MANPADS em posição de combate. Ao mesmo tempo, o tempo de recarga do complexo é de 30 segundos e o tempo de lançamento do foguete após pressionar o gatilho é de 3 a 5 segundos. Depois disso, o motor de lançamento empurra o foguete para fora do contêiner de lançamento de transporte com uma velocidade inicial de 40 m/s.

 

Ao mesmo tempo, são revelados os planos do estabilizador e os lemes aerodinâmicos, que são usados ​​para controlar o míssil em voo. O propulsor é acionado a cerca de 15 m do lançador e acelera o foguete a uma velocidade máxima de Mach 2,6 (quase 2.762 km/h). Portanto, não é de surpreender que o míssil leve apenas 6 segundos para atingir um alvo aéreo em um raio de 4 quilômetros.

 

A propósito, a ogiva teleguiada do míssil Mistral MANPAD é capaz de capturar e acompanhar alvos do tipo "avião" a distâncias de mais de 6 km e "helicóptero" - mais de 4 km, mesmo em cursos opostos. Para obter alta sensibilidade do GOS, é usado o resfriamento do receptor de sinal (um cilindro com refrigerante é conectado ao gatilho). Este design permite aumentar significativamente a precisão de mirar o míssil no alvo. Ao mesmo tempo, o erro de orientação do míssil é de apenas 1 metro. Assim, a detonação a tal distância do alvo da ogiva altamente explosiva de um míssil pesando 3 kg, contendo várias dezenas de bolas de tungstênio, leva a um dano garantido ao objeto aéreo.

 

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar