Navio russo "Moscou" carregado de misseis é afundado

Publicado por: Editor Feed News
14/04/2022 13:11:22
Exibições: 155
Ao neutralizar o cruzador com um nome e status simbólicos, as Forças Armadas deram um poderoso tapa na cara da Frota Russa do Mar Negro em particular, além de prestígio no nível estadual em geral
 
 
Por Myroslav Liskovych. Kiev 

Na noite de 13 de abril, soubemos de uma notícia muito boa: o cruzador de mísseis do Projeto 1164 "Moscou", o orgulho da Frota Russa do Mar Negro, que estava diretamente envolvida no bombardeio de nossos guardas de fronteira na Ilha da Cobra, finalmente teve seu destino. E ele foi ajudado pelo RCC ucraniano "Netuno", que guarda o Mar Negro.

 

Esta informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Comando Operacional “Sul” .

 

O cruzador inimigo, que foi atingido pelos mísseis de cruzeiro Neptune, foi severamente danificado. Havia fogo. Outras unidades do grupo do navio tentaram ajudar, mas uma tempestade e uma poderosa explosão de munição derrubou o cruzador, e ele começou a afundar "- disse em um comunicado.

 

Cruiser "Moscou": o que se sabe sobre ele?   

O navio foi lançado em 1979. No momento do colapso da URSS, o cruzador estava no estaleiro ucraniano em Nikolaev, mas a Rússia manifestou interesse em não deixá-lo para a Ucrânia, mas para recuperá-lo. Como resultado, a Rússia desmantelou e entregou algumas das armas do cruzador à Ucrânia e, em 1999, levou-o ao seu porto de Sebastopol. "Moscou" tornou-se o principal navio da Frota Russa do Mar Negro e participou de vários conflitos militares.

 

Por exemplo, em agosto de 2008, o cruzador chegou às costas da Geórgia durante um ataque russo ao país e esteve envolvido em operações para destruir a frota georgiana.

 

Em fevereiro-março de 2014, Moscou esteve envolvida em uma operação russa para capturar a Crimeia. Em particular, o cruzador bloqueou a saída de navios da frota ucraniana da Baía de Donuzlav, perto de Sebastopol.

 

Em 2015 - na operação militar russa na Síria.

Bem, como já mencionado… 24 de fevereiro, o primeiro dia de uma invasão racista em grande escala, o cruzador "Moscou" participou do ataque ao posto fronteiriço da Ucrânia na ilha de Snake. Foi então que um dos guardas de fronteira ucranianos, Roman Hrybov, declarou sob demanda para se render: "Navio de guerra russo, vá nah * y." Essa frase se tornou mundialmente famosa, dando origem a muitas piadas e memes. Em particular, este momento está gravado na marca Ukrposhta. É simbólico que esta marca tenha sido apresentada um dia antes do cruzador ser atingido por um míssil ucraniano.

 

"Em 12 de abril, Ukrposhta emitiu um selo com a direção do navio russo e, em 13 de abril, graças às Forças Armadas, ele foi para lá. Para não perder tempo, já estamos pensando nas seguintes ideias", escreveu o diretor do Ukrposhta, Ihor Smilyansky, no Facebook.

 

Características do cruzador:

  • Comprimento - 186,4 m;
  • Largura - 20,8 m;
  • Precipitação - 8,4 m;
  • Deslocamento - 11,5 mil toneladas;
  • Velocidade - velocidade máxima - 32,5 nós, velocidade econômica - 18 nós;
  • Autonomia de navegação - 7.500 milhas a 18 nós;
  • Autonomia para provisões - 30 dias;
  • Tripulação - 510 pessoas.

 

O que está armado com:

  • instalação de artilharia AK-130;
  • seis unidades de artilharia antiaérea AK-630;
  • oito lançadores de mísseis de cruzeiro anti-navio P-1000 Vulcan;
  • oito sistemas de mísseis antiaéreos S-300F;
  • dois SAMs Osa-MA;
  • dois torpedos de 533 milímetros;
  • um helicóptero Ka-27 foi baseado no convés do "Moscou".

 

Derrota de Netuno: como foi?

Petro Suprun , Capitão 1º Rank na Reserva, comentou este tópico em um comentário ao Ukrinform : Snake), foi atingido por dois mísseis antinavio. Isso levou à perda de seu curso e a um incêndio de alta intensidade”.

 

As medidas para combater a viabilidade do navio não foram bem sucedidas, bem como as tentativas de uma operação de resgate em um mar tempestuoso.

 

"A tripulação  do Moscou- no todo ou em parte - deixou o navio. Atualmente, há informações sobre a evacuação de 54 tripulantes por um navio turco”, acrescentou o especialista.

 

Depois houve a detonação da munição e o navio…

"O comando da Marinha usou habilmente as difíceis condições climáticas no mar (tempestade) ao ordenar o cálculo de combate do RK-360MC Neptune para atingir o alvo. Devido ao mar tempestuoso, bem como, dada a trajetória de baixa altitude dos PKR (mísseis anti-navio), no local final eles não foram detectados (ou detectados tardiamente) pelo radar do navio contra o fundo da superfície da água para combater . A defesa aérea do navio não funcionou - nem a zona de longo alcance do Fort M SAM (semelhante à terra S-300), nem o próximo 2x2 PU SAM Osa-M ou o 6x6-30mm MZAK AK-630M. Os sistemas de interferência PK-2, PK-10 e MP-152 "Ring" também não funcionaram".

 

O navio foi atingido por dois RCC.

"Um míssil na área da sala de máquinas nasal, o que levou à perda de potência. E o segundo - a bordo da parte central do navio, na área da bateria do ATP (instalações de lançamento vertical) SAM Fort M, que levou a consequências fatais - a detonação do ZKR localizado nas instalações do tambor ", - resumiu Petro Suprun.

 

Especialistas: O que a perda de "Moscou" significa para a racista Frota do Mar Negro? 

O cruzador de mísseis de Moscou é o carro-chefe da Frota do Mar Negro, a Ordem dos Guardas Nakhimov do Projeto 1164 Atlant. Havia apenas três desses navios na frota russa: além de "Moscou" há "Varyag" e "Marechal Ustinov". Ressalto que a questão de enviar o cruzador, que tem mais de 40 anos, para descansar, ou seja, sucatear, já vem sendo discutida há muito tempo. Mas, como a Rússia atualmente é técnica e tecnologicamente incapaz de construir cruzadores de mísseis de tipo semelhante, foi enviado para reparos, nos quais o navio permaneceu por três anos e o deixou em 2020”, disse Alexander Kovalenko , colunista político-militar do o grupo de resistência à informação .

 

Na época, o comando russo disse que os reparos permitiriam que o navio durasse décadas.

"Desde 30 de setembro de 2015, o cruzador" Moscou "liderou a unidade operacional permanente da Marinha Russa no Mediterrâneo oriental. No entanto, suas façanhas militares no Mediterrâneo não duraram muito. Apesar de ter passado a maior parte do tempo no porto sírio de Latakia ou ancorado na costa, cobrindo as Forças Armadas russas na SAR, e em 9 de janeiro de 2016 ele retornou ao porto de residência - Sebastopol. Após esta campanha, o cruzador "Moscow" até 2018 não participou de grandes eventos navais, apenas se lembrando periodicamente em vários desfiles "- disse o especialista militar.  

 

Isso sugere, diz ele, que da campanha síria o velho cruzador retornou não nas melhores condições técnicas.

 

"Na verdade, a perda deste cruzador é um tapa ainda maior na cara da frota russa do que o golpe no grupo BDK em Berdyansk. Não há substituto para este navio na Rússia, e sua perda é um sério enfraquecimento de todo o grupo do Mar Negro da Federação Russa ", ressaltou Kovalenko.

 

"Na URSS e na Rússia pós-soviética, é costume chamar em voz alta os navios deste projeto de "assassinos de porta-aviões". No entanto, durante sua história, nenhum dos porta-aviões foi atingido por nenhum deles. E, em geral - não se sabe sobre qualquer navio de guerra destruído pelos "Atlantes" (este é o novo nome de acordo com os cânones russos). Existem apenas três desses "assassinos" na Marinha Russa. Dois deles, Ustinov e Varyag (a propósito, a antiga Ucrânia Vermelha) das Frotas do Norte e do Pacífico, estão agora no Mediterrâneo. Inesperadamente para os racistas, os turcos não os deixaram atravessar o Estreito do Mar Negro. E o mais antigo - "Moscou" - até recentemente pirateado no Mar Negro, enquanto desempenhava a função de "parquet" da nau capitânia da racista Frota do Mar Negro, - diz o capitão I da reserva, chefe de programas militares do Centro de Estuda "Estratégia XXI" Pavel Lakiychuk .

 

A arma principal do SCRC "Moscou" "Basalto" ("Vulcão") não é adequada para atirar em alvos costeiros.

 

"Então, tudo o que Moscou tinha que fazer era aterrorizar os guardas de fronteira desarmados em Zmiiny com sua artilharia de 130 mm e liderar um grupo de navios de ataque menores - fragatas e barcos. Mas… Fragatas e barcos armados com "Calibre", que, das asas de "Moscou", impunemente realizaram ataques com foguetes em cidades ucranianas: o complexo de defesa aérea "Moscou" S-300F "Fort" forneceu defesa aérea de todo o grupo pirata. Finalmente, o pessoal do navio é de cerca de 380 marinheiros. E outros 30-50 oficiais da "equipe de marcha". Ao todo 410-430 orcs. Espera-se que a maioria deles tenha ido alimentar os touros do Mar Negro. Tal é ele, a ira de Netuno!" - O Sr. Lakiychuk é irônico.

 

A questão é: os racistas têm alguma coisa para compensar a perda de "Moscou"? No final, o que será "nomeado" como o novo carro-chefe? ..

 

"Ele simplesmente veio ao nosso conhecimento então. O carro-chefe da frota russa é o Almirante Kuznetsov, o mesmo cruzador que ainda está em reparos. Ou seja, a frota com o carro-chefe está em reparos sem fim”, diz Oleksandr Kovalenko.

 

Da mesma forma - com a Frota do Mar Negro da Marinha Russa

“Apontar um carro-chefe ou BDK como carro-chefe? Isso é uma vergonha para a Marinha. Não descarto que eles possam nomear um carro-chefe como carro-chefe remotamente e é isso. Mas tal finta de comando será uma humilhação ainda maior para a frota "- acrescentou o especialista do grupo" Resistência à Informação ".

 

"A perda do cruzador" Moscou "é muito importante para a Marinha Russa, pois foi uma das ferramentas de projeção de força na região do Mediterrâneo. Ou seja, em termos de confronto com a Marinha dos EUA no contexto da perda de status oceânico de fato da Rússia. "Moscow" foi um dos poucos navios de ataque na zona oceânica e o único da frota russa do Mar Negro. Este é o primeiro. E o segundo é um golpe muito poderoso para o prestígio no nível estadual. O navio tinha um estatuto e um nome simbólicos”, acrescenta os colegas Peter Suprun .

 

Quanto ao próximo carro-chefe…

"Acho que eles vão nomear com base nas forças disponíveis. Será uma das fragatas - navios mais novos equipados com sistemas de mísseis que podem atingir alvos na costa ", diz o capitão 1º posto na reserva.

 

A Rússia tentará se vingar de "Moscou", mas não estamos prontos para isso?

Entendemos que o inimigo preparará tudo para responder por "Moscou". Estamos prontos para tudo, porque as forças de defesa controlam o processo. O distrito de defesa de Odessa é um organismo vivo do exército que monitora todos os riscos possíveis ", disse Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar regional de Odessa, observando que a probabilidade de ataques de mísseis na cidade e na região permanece alta.

 

E o que nossos especialistas dirão sobre isso?

"Com a perda dos russos de Moscou, não devemos esperar uma redução na intensidade dos disparos de foguetes. Em vez disso, será devido a uma escassez crítica de munição apropriada e cara - mísseis de cruzeiro. Mas os racistas terão problemas com o sistema de comando das forças no mar - terão que procurar um substituto. E este não é um processo tão rápido. Com a defesa aérea de um grupo de navios no Mar Negro sem "Moscou", os russos também têm problemas críticos - ninguém cobrirá nenhum grupo de ataque ou possíveis desembarques navais - terão que compensar isso com aviões de combate. E os orcs precisam disso em outro lugar, em áreas críticas”, diz Pavlo Lakiychuk.

 

"Em geral, é claro, a destruição do cruzador de mísseis afetará não apenas a frequência e a intensidade dos ataques, mas também as atividades operacionais dos navios russos perto de nossas águas. Na verdade, a perda de todos os navios de guerra para a Rússia é uma perda irreparável, e é improvável que arrisque aqueles que permanecem "- acrescenta Alexander Kovalenko.

 

Segundo ele, isso afetará a atividade racista e as capacidades operacionais, pois tentarão manter uma distância segura.

 

"É claro que, após a destruição de Moscou, deve-se esperar alguma agonia, vingança pela capitânia, algum ataque maciço de mísseis. Mas a Rússia agora não tem a oportunidade de repetir os golpes do análogo em 24 e 25 de fevereiro, e para o resto de nossa defesa aérea continua a funcionar com bastante eficácia "- concluiu o especialista militar.

 

Na mesma linha ... Recorde-se que apenas no dia anterior, a Ucrânia recebeu da Eslováquia sistemas S-300, que desempenham um papel eficaz contra uma parte significativa das instalações dos ocupantes russos: da aviação aos mísseis. Os moradores de Kiev e Dnipro, bem como de outras grandes cidades ucranianas, já sabem como funciona essa defesa aérea. Então continuamos a manter o sistema. Apoiamos e acreditamos em nossas Forças Armadas! Nós ganharemos!

 

Originalmente Publicado por Unkriform

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar