Atividade física prolonga a vida

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2022 11:06:11
Exibições: 239
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Meia hora de atividade semanal de fortalecimento muscular pode proteger contra as doenças mais perigosas


Anna Kurek

Exercitar-se para fortalecer os músculos reduz o risco de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, diabetes e prolonga a vida. Precisamos de cerca de 30 a 60 minutos dessa atividade por semana para manter nossa saúde e reduzir o risco de morte como resultado de doenças graves em 10 a 20%.
hidroginástica


As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem que um adulto deve exercitar e fortalecer os músculos pelo menos duas vezes por semana. O chamado treinamento de resistência consiste em levantar pesos, vários tipos de exercícios com faixas de resistência. Também inclui flexões, agachamentos e até trabalhos de jardinagem (quando, por exemplo, cavamos o chão etc.). Esse exercício regular aumenta ou mantém a força dos músculos esqueléticos, o que afeta nossa saúde.

 

Há pesquisas científicas sérias por trás de tais declarações. Ao longo dos anos, foram encontradas evidências de que existe uma ligação entre o exercício para fortalecer os músculos e um menor risco de morte por doenças graves, mas não ficou claro o quão intenso e longo esse treinamento deve ser. Daí a última análise de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, que coleta e compara os resultados de 16 estudos diferentes.

 

Estes foram estudos que procuraram ligações entre o exercício muscular regular e os resultados de saúde de pessoas com idades entre 18 e 97,8 anos. Seu estado de saúde foi monitorado por dois a 25 anos. Os ensaios foram realizados em vários países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Austrália e Japão. Os resultados da meta-análise foram publicados no British Journal of Sports Medicine.


As flexões esculpem os músculos abdominais?


O exercício de fortalecimento muscular foi geralmente associado a 10-17% de menor risco de morte por qualquer causa, incluindo morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral , câncer, diabetes e câncer de pulmão , escrevem os pesquisadores nas conclusões.

 

No entanto, nenhuma relação clara foi encontrada entre atividade física e tipos de câncer, como câncer colorretal, câncer de rim, câncer de bexiga ou câncer de pâncreas.

 

Os cientistas descobriram que a relação entre a duração do exercício de fortalecimento muscular e o risco de morte por qualquer causa (incluindo doenças cardiovasculares ou câncer) é em forma de J. Você obtém o benefício máximo de cerca de 30 a 60 minutos de exercício por semana. Os dados mostram que o risco de morrer de doença grave é reduzido em 10-20%. No diabetes, essa relação é em forma de L – os melhores resultados são alcançados pelo treinamento muscular com duração de até 60 minutos por semana, e então o impacto do exercício na saúde é pequeno.

 

É ainda melhor combinar exercícios de fortalecimento muscular com treinamento aeróbico. Uma análise dos benefícios para a saúde da combinação desses dois tipos de atividade física mostrou que o risco de morrer por qualquer causa, incluindo doenças cardiovasculares e câncer, foi ainda menor em 40% e 46%, respectivamente. e 28 por cento (em comparação com quando não estamos nos exercitando).

 

Os autores da meta-análise fazem uma ressalva de que esses estudos foram observacionais, não clínicos e, portanto, devem ser abordados com certa cautela, mas a relação entre atividade física e saúde é indiscutível. Ainda não está claro quanto exercício muscular com duração superior a uma hora por semana reduz o risco de morte prematura. Isso ainda precisa ser explorado.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados