Um satélite capturou grandes e pequenos trechos de desmatamento no Estado do Amazonas.

Publicado por: Editor Feed News
02/02/2022 18:56:06
Exibições: 99
Dados USGS/NASA Landsat/Orbital Horizon/Gallo Images/Getty Images
Dados USGS/NASA Landsat/Orbital Horizon/Gallo Images/Getty Images

Imagine que vários legisladores estaduais decidam que o Parque Nacional de Yellowstone é muito grande. Imagine também que, trabalhando com políticos federais, eles mudem a lei para reduzir o tamanho do parque em um milhão de acres, que eles vendem em um leilão privado.

 

Ultrajante, ultrajoso? sim. Desconhecido de? Não. Acontece rotineiramente e com frequência cada vez maior na Amazônia brasileira.

 

A ameaça mais amplamente divulgada à floresta amazônica é o desmatamento. Menos bem compreendido é que as terras públicas estão sendo convertidas em propriedades privadas em uma apropriação de terras que  estudamos na última década.

 

Grande parte dessa terra é desmatada para fazendas de gado e fazendas de soja, ameaçando a biodiversidade e o clima da Terra . Pesquisas anteriores quantificaram quanta terra pública foi tomada, mas apenas para um tipo de terra pública chamada “ florestas públicas não designadas ”.

 

Nossa pesquisa fornece um relato completo em todas as classes de terras públicas. Analisamos a fronteira de desmatamento mais ativa da Amazônia, o sul do Estado do Amazonas, a partir de 2012, à medida que as taxas de desmatamento começaram a aumentar devido à supervisão regulatória afrouxada . Nossa pesquisa mostra como a grilagem de terras está ligada à aceleração do desmatamento liderado por interesses ricos, e como o Congresso Nacional do Brasil, ao mudar as leis, está legitimando essas apropriações de terras .

 

Uma seção de floresta mostrando diferentes estágios de desmatamento.
 
Três estágios de desmatamento: terra desmatada onde a floresta foi recentemente queimada para criar pastagem; pastagens; e floresta sendo queimada. Ricardo Funari/Brasil Photos/LightRocket via Getty Images

Como começou a apropriação de terras na Amazônia

A apropriação moderna de terras no Brasil começou na década de 1970, quando o governo militar começou a oferecer terras gratuitas para incentivar as indústrias de mineração e agricultores a se mudarem, argumentando que a segurança nacional dependia do desenvolvimento da região. Tomou terras que estavam sob jurisdições estaduais desde os tempos coloniais e as alocou para assentamentos rurais, concedendo propriedades de 150 a 250 acres a agricultores pobres.

 

Os governos federal e estadual acabaram destinando mais de 65% da Amazônia para diversos interesses públicos, incluindo assentamentos rurais. Para a biodiversidade, eles criaram unidades de conservação, algumas permitindo o uso tradicional de recursos e agricultura de subsistência. As terras que sobraram do governo são geralmente chamadas de “terras públicas vazias ou não designadas”.

 

Rastreando a apropriação de terras

Estudos estimam que até 2020, 32% das “florestas públicas não designadas” foram tomadas para uso privado. Mas isso é apenas parte da história, porque a apropriação de terras está afetando muitos tipos de terras públicas.

 

É importante ressaltar que a grilagem de terras agora impacta as áreas de conservação e territórios indígenas, onde as propriedades privadas são proibidas.

 

Um rebanho de gado na grama com floresta densa atrás deles.
Gado em terra desmatada na Floresta Nacional do Jamanxim em 2020. Marco Antonio Rezende/Brasil Photos/LightRocket via Getty Images

Comparamos os limites das propriedades privadas autodeclaradas no banco de dados do Cadastro Ambiental Rural do governo, conhecido como CAR, com os limites de todas as terras públicas no sul do Estado do Amazonas. A região possui 50.309 milhas quadradas em unidades de conservação. Destes, descobrimos que 10.425 milhas quadradas, 21% , foram “capturadas” ou declaradas no registro do CAR como privadas entre 2014 e 2020.

 

Nos Estados Unidos, isso seria como ter 21% dos parques nacionais desaparecendo em propriedade privada.

 

Nossa medição é provavelmente subestimada, uma vez que nem todas as terras ocupadas são registradas . Alguns grileiros agora usam o CAR para estabelecer reivindicações que podem se tornar legais com mudanças na lei.

 

Um mapa da região mostrando desmatamento e terras públicas. Gabriel Cardoso Carrero , CC BY-ND

A grilagem de terras coloca a floresta tropical em risco ao aumentar o desmatamento . No sul do Amazonas, nossa pesquisa revela que entre 2008 e 2021 ocorreu o dobro do desmatamento em posses ilegais do que em posses legais do CAR , uma magnitude relativa que está crescendo.

 

Grandes manchas de desmatamento apontam para a riqueza

 

Então, quem são esses grileiros?

No estado do Pará, vizinho do estado do Amazonas, o desmatamento na década de 1990 foi dominado por agricultores familiares pobres em assentamentos rurais . Em média, essas famílias acumularam 120 acres de terras agrícolas após várias décadas, abrindo 4-6 acres de floresta a cada poucos anos em clareiras visíveis em imagens de satélite como manchas de desmatamento.

 

Desde então, o tamanho das manchas cresceu dramaticamente na região, com a maior parte do desmatamento ocorrendo em propriedades ilícitas cujas manchas são muito maiores do que em propriedades legais.

 

 

Grandes manchas de desmatamento indicam a presença de grileiros ricos , dado o custo de limpar a terra.

 

Os grileiros se beneficiam vendendo a madeira no local e subdividindo o que eles pegaram para venda em pequenas parcelas. Registros de prisões e pesquisas de grupos como a Transparência Internacional Brasil mostram que muitos deles estão envolvidos em empreendimentos criminosos que usam a terra para lavagem de dinheiro, evasão fiscal e mineração e extração ilegal de madeira.

 

No período de 10 anos antes da posse do presidente Jair Bolsonaro, dados de satélite mostraram duas manchas de desmatamento superiores a 3.707 acres no sul do Amazonas. Desde sua eleição em 2019, podemos identificar nove grandes clareiras com um tamanho médio de 5.105 acres. O custo de limpeza e preparação para cada fragmento de desmatamento da era Bolsonaro, legal ou ilícito, seria de cerca de US$ 353.000.

 

Legitimação da apropriação de terras

O Congresso Nacional do Brasil tem facilitado a apropriação de terras públicas.

Uma mudança na lei em 2017 expandiu o tamanho legalmente permitido de propriedades privadas em terras públicas não designadas e em assentamentos rurais. Isso reclassificou mais de 1.000 milhas quadradas de terra que haviam sido consideradas ilegais em 2014 como legais no sul do Amazonas. De todas as reivindicações ilegais do CAR em terras públicas não designadas e assentamentos rurais em 2014, descobrimos que 94% se tornaram legais em 2017 .

 

O Congresso está agora considerando duas peças adicionais de legislação. Seria legitimar a apropriação de terras de até 6.180 acres, cerca de 9,5 milhas quadradas , em todas as florestas públicas não designadas – uma quantidade já permitida por lei em outros tipos de terras públicas não designadas. A segunda legitimaria grandes propriedades em cerca de 80.000 milhas quadradas de terra antes destinadas aos pobres .

 

Nossa pesquisa também mostra que o governo federal aumentou a quantidade de terras públicas em disputa no sul do Amazonas ao encolher os assentamentos rurais em 16%, pouco mais de 2.000 milhas quadradas, entre 2015 e 2020 . Grandes fazendas estão agora absorvendo essa terra . Redução similar de terras públicas afetou os parques nacionais da Amazônia .

O que pode reverter isso?

Devido às intervenções políticas e ao esverdeamento das cadeias produtivas agrícolas , o desmatamento na Amazônia brasileira caiu após 2005, atingindo um ponto baixo em 2012, quando começou a subir novamente devido ao enfraquecimento da governança ambiental e à redução da vigilância .

 

Outros países ajudaram o Brasil com bilhões de dólares para proteger a Amazônia pelo bem do clima, mas no final, a terra pertence ao Brasil. Pessoas de fora têm poder limitado para influenciar seu uso.

 

Na cúpula climática da ONU em 2021, 141 países – incluindo o Brasil – assinaram uma promessa de acabar com o desmatamento até 2030 . Essa promessa tem potencial porque, diferentemente das anteriores, o setor privado comprometeu US$ 7,2 bilhões para reduzir o impacto da agricultura na floresta . Em nossa opinião, a comunidade global pode ajudar insistindo que as cadeias de fornecimento de carne bovina e produtos de soja amazônicos se originam em terras desmatadas há muito tempo e cuja legalidade é antiga.

Por:

  1. Bolsista de Pós-Graduação e Doutorando em Geografia, Universidade da Flórida

  2. Professor de Geografia, Universidade da Flórida

  3. Professor de Estudos Latino-Americanos e Geografia, Universidade da Flórida

Originalmente Publicado e Autorizado por: The Conversation

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados