Blindagem básica para evitar golpes financeiros

Publicado por: Editor Feed News
06/09/2021 06:00:00
Exibições: 261
Cortesia Pixabay
Cortesia Pixabay

Promessas de alta rentabilidade em pouco tempo têm levado cada vez mais pessoas a caírem em golpes financeiros.

 

A lista de modalidades desse tipo de fraude é extensa. Vão desde esquema de pirâmides a falsos fundos de aposentadoria que prometem lucratividade acima do mercado. As notícias de golpes são frequentes, mas ainda assim os golpistas continuam fazendo vítimas, inclusive famosos. Mas o que fazer para proteger seu dinheiro e não cair em falsas promessas de investimentos na hora de aplicar o seu dinheiro?

 

Uma das principais iscas dos golpistas é oferecer um investimento com alta rentabilidade, com lucro bem acima do oferecido pelo mercado, e com retorno rápido. É sempre um grande negócio. E é esta oportunidade única de fazer o dinheiro render rapidamente que acaba convencendo as vítimas.

 

Tempos de crise, de instabilidade econômica e de inflação nas alturas reforçam a importância de ter uma reserva. Uma necessidade que tende a levar as pessoas a procurarem novos investimentos. Mas o caminho mais fácil nem sempre é garantia de retorno financeiro. Pelo contrário, pode levar a prejuízos irreparáveis.

 

Para não cair em ciladas, o primeiro passo na hora de investir é desconfiar de promessas de lucro exorbitantes. A dica é comparar com a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia e que regula os investimentos. Atualmente a taxa Selic está em torno de 5,25%. A expectativa é que ela feche o ano perto de 7,5%. Qualquer investimento que promete um retorno acima de 10% está fora desta realidade. Sinal claro de golpe. Fique atento!

 

A ilusão de multiplicar o dinheiro rapidamente é tão grande que muitas pessoas entregam suas reservas até mesmo para desconhecidos. Pesquisa recente feita pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (CECOP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostra que para 29,8% das vítimas de golpes financeiros o fraudador era um estranho. A vítima não o conhecia. Na maior parte das vezes tomava conhecimento por aplicativo.

 

Nunca entregue seu dinheiro para um desconhecido. Parece um conselho bobo, mas é justamente o que as vítimas de golpes financeiros costumam fazer.

 

Antes de ingressar no mundo dos investimentos, escolha uma corretora de valores conhecida no mercado. Pesquisa e saiba tudo sobre a empresa que vai cuidar do seu dinheiro. Na CVM, responsável por fiscalizar o mercado de capitais brasileiros, você pode consultar a lista de corretoras que estão ativas no país. O seu banco também pode ser uma alternativa na hora de investir.

 

Independentemente da empresa escolhida para gerenciar seu capital, investir em educação financeira, se informar sobre o mercado, sobre as opções de investimentos, rentabilidade e riscos é fundamental para blindar seu patrimônio. Conhecimento é investimento e proteção contra as fraudes financeiras.

 

Rogério Araújo é educador financeiro, especialista em investimentos e fundador da Roar Educacional Consultoria

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados