Vai tomar vacina da Pfizer ou da Moderna? Saiba mais

Publicado por: Editor Feed News
10/06/2021 12:11:31
Exibições: 193
The Conversation/Michael Clevenger/Getty Images
The Conversation/Michael Clevenger/Getty Images

 A resposta é que uma única dose é muito eficaz - mas eu acrescentaria que você ainda deve receber as duas doses.

 

À medida que as vacinas COVID-19 alcançam mais pessoas em todo o país, algumas pessoas perguntam: Podemos atrasar a segunda dose das vacinas Pfizer e Moderna para permitir que mais pessoas sejam vacinadas mais rapidamente? E como estou seguro depois da minha primeira dose?

 

Como imunologista , ouço essa pergunta com frequência. A resposta é que uma única dose é muito eficaz - mas eu acrescentaria que você ainda deve receber as duas doses. A questão é importante, no entanto, não apenas para sua saúde pessoal, mas também para a saúde do país, pois os líderes descobrem como garantir que haja vacina suficiente para todos os que a desejam.

 

Enfermeiros se preparam para dar vacinas aos profissionais de saúde.
Trabalhadores médicos vacinam membros da equipe médica contra COVID-19 em 20 de dezembro de 2020, em Tel Aviv. Imagens de Amir Levy / Getty

Boas noticias do exterior

Um estudo recente em Israel mostrou que uma única dose da vacina Pfizer COVID-19 é altamente eficaz, até 85% .

 

O Sheba Medical Center relatou sua experiência com a vacinação de seus quase 10.000 funcionários com a vacina Pfizer COVID-19. A vacinação começou em 19 de dezembro de 2020, que coincidiu com a terceira onda de COVID-19 em Israel. Os pesquisadores analisaram a taxa de redução da infecção por SARS-CoV-2 e doença COVID-19 após a vacinação. Em 24 de janeiro de 2021, 7.214 profissionais de saúde receberam a primeira dose e 6.037 receberam a segunda.

 

Ao todo, houve 170 casos de infecção entre 19 de dezembro de 2020 e 24 de janeiro de 2021. Dessas, 89 pessoas, ou 52%, não foram vacinadas; 78 pessoas, ou 46%, tiveram resultado positivo após a primeira dose; e três, ou 2%, testaram positivo após a segunda dose.

 

Isso é consistente com uma reanálise dos dados dos ensaios clínicos de fase 3 relatados em 2020 no New England Journal of Medicine. Nesse estudo, a proteção de 52% da primeira dose incluiu infecções que ocorreram nos primeiros 10 dias após a vacinação, quando não se esperaria que a vacina tivesse tido tempo de gerar anticorpos protetores anti-spike.

 

Usando os dados do estudo publicado da vacina Pfizer, a Public Health England determinou que a eficácia da vacina foi de 89% por 15-21 dias após a dose 1 - e antes da dose 2 no dia 21. O intervalo foi entre 52% e 97%. Para os dias 15-28, ou até a primeira semana após a segunda dose, a proteção contra a primeira dose foi estimada em 91%. O intervalo para isso foi entre 74% e 97%. Não se espera que uma segunda dose confira imunidade dentro desse período.

 

Resultado

Então, o que nós sabemos? Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças exortam as pessoas a tomar as duas doses das vacinas Pfizer e Moderna. Você deve ter certeza de que, mesmo após uma única dose de qualquer uma dessas vacinas, você terá níveis de proteção muito altos depois que seu corpo tiver tempo para construir imunidade, cerca de uma semana. A segunda dose programada dessas vacinas as torna ainda mais eficazes, mas em um momento em que o estoque de vacinas é limitado, há muito a ser dito sobre como priorizar a primeira dose para a maioria das pessoas.

 

Por 

Professor de medicina, University of Virginia

Originalmente Publicado por: The Conversation

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados