Quer perder mais gordura enquanto faz exercício? Beba um café forte

Publicado por: admin
01/04/2021 12:52:36
Exibições: 82
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

Beber um café forte meia hora antes de realizar um exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de gordura queimada, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Granada (UGR), em Espanha.

 

Beber um café forte meia hora antes de realizar um exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de gordura queimada, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Granada (UGR), em Espanha.

 

A equipe do Departamento de Fisiologia da UGR demonstrou que a ingestão de cafeína – cerca de 3 mg/kg, o equivalente a um café forte – meia hora antes da realização de exercícios aeróbicos aumenta significativamente os níveis de gordura queimados.

 

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Journal of the International Society of Sports Nutrition, os efeitos da cafeína são mais notórios na “queima” de gordura quando o exercício físico é realizado à tarde, comparativamente com a mesma atividade levada a cabo pela manhã.

 

“Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um exercício aeróbico aumentou a oxidação máxima de gordura durante o treino, independentemente da hora do dia”, explica o líder do estudo, Francisco J. Amaro, citado em comunicado publicado no site da Universidade de Granada.


A equipe observou ainda uma variação na oxidação ao longo dos vários períodos do dia, sendo os valores mais elevados no período da tarde comparativamente à manhã e iguais relativamente a períodos de jejum.

 

Os cientistas reconhecem que a investigação contou com uma amostra pequena – 15 homens com 32 anos de média de idade – e, por isso, é importante não generalizar os resultados. Ainda assim, a equipa defende que os resultados são claros o suficiente para sugerir a existência de algum tipo de relação.

 

“No geral, os resultados sugerem que uma combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios em intensidade moderada à tarde oferecem o melhor cenário para indivíduos que procuram aumentar a oxidação da gordura corporal durante o exercício aeróbico”.

 

O exercício aeróbico, recorde-se, é aquele em que oxigénio estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, sendo utilizado para processar energia para os músculos. Nadar, saltar à corda, correr e dançar são alguns destes tipos de exercício.

 

Artigo Produzido e Originalmente publicado por: Planeta ZAP

 

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários