Estado totaliza 2.468 mortes pela Covid- 19

Publicado por: Editor Feed News
27/05/2020 20:55:41
Exibições: 227
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (27.05), 1.065 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 247 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 818 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 29.919 casos já confirmados, sendo 13.086 graves e 16.833 leves. Dos casos graves, 1.362 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 5.083 estão internados, sendo 225 em UTI e 4.858 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.

 

Além disso, o boletim de hoje registra mais 1.239 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 10.102 pessoas curadas da Covid- 19 no Estado. Desse total, 4.173 são de casos graves e 5.929 casos leves.

 

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 159 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

 

Também foram confirmados laboratorialmente 140 óbitos (sendo 79 do sexo masculino e 61 do sexo feminino). É importante ressaltar que o expressivo aumento no número de mortes no boletim de hoje está relacionado ao atraso na informação sobre a ocorrência dos óbitos pela rede hospitalar. Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Recife (66), Jaboatão dos Guararapes (16), Paulista (11), Olinda (9), Escada (4), Abreu e Lima (3), Caruaru (3), Igarassu (3), Cabo de Santo Agostinho (2), Camaragibe (2), São Lourenço da Mata (2), Arcoverde (1), Vitória de Santo Antão (1), Ipojuca (1), Sertânia (1), Ribeirão (1), Condado (1), Surubim (1), São Francisco do Monte (1), Quixaba (1), Petrolina (1), Moreno (1), Água Preta (1), Carpina (1), Nazaré da Mata (1), Bezerros (1), Cupira (1), Ipubi (1), João Alfredo (1) e Lagoa do Carro (1). Com isso, o Estado totaliza 2.468 mortes pela Covid- 19.

 

As mortes ocorreram entre os dias 19/04 e 26/05 e os pacientes tinham idades entre 25 e 95 anos de idade. Dos 140 pacientes que vieram a óbito, 72 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (41), diabetes (29), doença cardiovascular (16), doença renal (6), obesidade (6), histórico de AVC (6), doença pulmonar obstrutiva crônica (4), câncer (4), doença respiratória (4), tabagismo/histórico de tabagismo (4), etilismo (3), doença hematológica (3), doença de Alzheimer (2), asma (2), doença neurológica (1), doença autoimune (1), doença vascular (1), insuficiência respiratória (1), doença hepática (1), anorexia (1) e imunodeficiência (1) - o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Três não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (5), 40 a 49 (5), 50 a 59 (25), 60 a 69 (27), 70 a 79 (33), 80 ou mais (44).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 7.513 casos foram confirmados e 6.834 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

RESPIRADORES E EPIs - O Governo de Pernambuco ganhou um reforço no combate à Covid-19 com a doação de 15 respiradores e mais de 1,1 milhão de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) à rede estadual de saúde. Os equipamentos, que já estão sendo entregues a 10 hospitais e 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), foram doados pelo Projeto Todos pela Saúde, coordenado pelo Banco Itaú.

Além dos próprios respiradores, Pernambuco foi contemplado com 335 galões de álcool em gel; 26 mil máscaras N-95; 213 mil máscaras cirúrgicas; 873 mil luvas; 41,8 mil aventais; e 9,3 mil óculos. Esses itens estão sendo distribuídos entre as unidades de referência para o atendimento à Covid-19, no Estado, como os hospitais Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Oswaldo Cruz, Barão de Lucena, Imip e de Referência à Covid-19 - unidade Boa Viagem (antigo Alfa), no Recife; Hospital Jaboatão-Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão; e hospitais Mestre Vitalino e Regional do Agreste, em Caruaru.

Dos 15 respiradores, cinco já foram encaminhados para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e 10 estão sendo destinados ao Mestre Vitalino, localizado em Caruaru. “Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de Saúde do Interior do Estado, principalmente do Agreste. O objetivo é fortalecer a rede para enfrentar possíveis picos da doença nessa Região”, comentou a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES-PE, Cristina Mota.

Iniciativa coordenada pelo Banco Itaú para colaborar com as ações de saúde pública no combate ao novo coronavírus, o Projeto Todos pela Saúde reúne doações de diversas entidades, que são geridos por um grupo de especialistas. ¨Essa tem sido uma parceria bem importante para Pernambuco, pois além da doação de insumos, que é fundamental para enfrentarmos essa pandemia, o Projeto ainda tem feito um trabalho diferenciado junto às unidades de referência, dando suporte à criação e gestão de comitês de crise dentro desses serviços. Sem contar, a previsão de apoio técnico para pesquisas”, ressaltou Cristina Mota.

Para garantir as doações, o Projeto Todos pela Saúde envia profissionais aos estados, no sentido de conhecer a situação epidemiológica local, assim como entender a gestão do enfrentamento da epidemia pelas autoridades de Saúde. “Esse é um projeto suplementar, que vem para apoiar às gestões estaduais de diversas formas, desde o próprio envio de equipamentos até o suporte técnico”, explica a médica e assessora técnica do Todos pela Saúde, Karina Calife, que ainda fez uma avaliação do trabalho de enfrentamento à Pandemia em Pernambuco.

”É interessante ver como Pernambuco conseguiu implantar uma gestão estruturada, coordenada por um comitê de crise central, que articula o trabalho das diversas secretarias envolvidas nos principais focos de combate à Pandemia. Além disso, o Estado tem implantado uma política de testagem bastante organizada, incluindo um protocolo pensado de forma adequada para os profissionais de saúde, assim como tem um feito um importante planejamento de abertura de novos leitos, que inclui a abertura de vagas em hospitais da própria rede, assim como a interiorização da rede de enfrentamento à doença”, completou Calife.

CONVOCAÇÃO DE PROFISSIONAIS - O Governo do Estado continua trabalhando para fortalecer a rede estadual de saúde. Nesta quarta-feira (27/05), o governador Paulo Câmara autorizou a convocação imediata de 359 enfermeiros aprovados em seleção simplificada para atuar em unidades de saúde de toda a rede.

Do total de profissionais, que já começaram a ser contactados, 269 são enfermeiros assistenciais plantonistas, que atuarão em hospitais da rede, enquanto 90 são enfermeiros reguladores plantonistas, que reforçarão o trabalho da Central de Regulação de Leitos do Estado, que foi ampliada pelo Governo do Estado.

“Para enfrentar essa pandemia, Pernambuco realizou a maior contratação de quadros de toda a sua história para reforçar os serviços estaduais de Saúde, tanto para garantir a substituição eventual de profissionais, como ampliar o número de leitos dedicados à Covid-19. Com essa nova convocação, chegamos a 6.035 profissionais convocados”, explica a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara.

Das mais de seis mil vagas abertas até agora, entre a convocação de concursados da SES-PE (2.815 vagas), e seleções da UPE (670), Lacen-PE (114) e da própria secretaria de Saúde (2.436), cerca de 2,8 mil profissionais já estão em efetivo exercício na rede estadual. É importante destacar que, além das novas contratações, o Estado também publicou portaria para garantir a mobilidade interna de mais de 1 mil profissionais de saúde, que estavam atuando em setores eletivos e ambulatoriais, e que agora estão na linha de frente da Covid-19. A SES-PE ainda prevê outro chamamento, com a ocupação de mais 2,7 mil cargos.

MÃE CORUJA - O Governo de Pernambuco também autorizou a convocação de 19 profissionais aprovados em seleção simplificada, realizada em 2016, para atuação nos Cantos Mãe Coruja de seis Gerências Regionais de Saúde (Geres), com o intuito de qualificar a assistência materno-infantil. Os profissionais de nível superior, das áreas de saúde, educação ou ciências sociais, atuam no acolhimento e acompanhamento das gestantes e crianças até 5 anos assistidas pelo programa, além da articulação com a rede de saúde, áreas técnicas da SES-PE e municípios.

Já estão sendo chamados 5 aprovados na III Geres (Palmares), 9 na V (Garanhuns), 2 na IV (Caruaru) e 1 para a VII (Salgueiro), 1 para a X (Afogados da Ingazeira) e 1 para a XI (Serra Talhada). O chamamento tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até seis. Anteriormente, tinham sido contratadas 161 pessoas.

PÚBLICO PRIORITÁRIO - A partir desta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) amplia o público prioritário para a realização do teste da Covid-19. Agora, serão contemplados os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos. Os responsáveis por esses estabelecimentos devem acionar a secretaria de Saúde municipal para realização da coleta.

Esse novo grupo se junta aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais.

A SES-PE também ampliará a testagem nas unidades sentinelas que fazem o monitoramento dos vírus respiratórios em circulação no Estado. Anteriormente, por mês, eram coletadas 500 amostras. Agora, serão 1,5 mil, triplicando essa capacidade. Isso será possível a partir da parceria da Prefeitura do Recife com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a realização de 2 mil exames semanais do tipo RT-PCR.

Além da ampliação do público testado, a SES-PE também vem aumentando sua capacidade de testagem. Atualmente, em torno de 9,4 mil exames do tipo RT-PCR podem ser processados por semana no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e nas unidades contratualizadas (Genomika, HLA e Imip) e parceira (Fiocruz PE). O Estado ainda recebeu testes rápidos do Ministério da Saúde e vem utilizando em seus centros de testagem e também fez distribuição para todos os municípios pernambucanos.

ATENDE EM CASA – Nesta quarta-feira (27.05), mais 14 municípios passam a ser assistidos pelo aplicativo Atende em Casa. A tecnologia chega às primeiras quatro cidades da II Geres, na Zona da Mata Norte (João Alfredo, Passira, Surubim e Vertente do Lério), e a seis da VIII Geres, no Sertão (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista). Além dessas, o aplicativo passou a funcionar em Quipapá, na III Geres; em Barra de Guabiraba, na IV Geres; e Bodocó e Santa Filomena, na IX Geres. Juntas, elas somam 375 mil pessoas. Desde março, já são 129 cidades e 7,6 milhões de pernambucanos beneficiados, o que representa 80% da população do Estado.

Até o momento, a I (20 municípios), V (21), VI (13), X (12) e XI (10) Geres já são atendidas em sua totalidade pela tecnologia, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. Da VIII Geres, dos 7 municípios, 6 estão contemplados a partir de hoje, enquanto Petrolina informou ao Estado que já possui uma ferramenta similar em uso na localidade.

O Atende em Casa passa orientações para a população com sintomas gripais que busca o serviço on-line, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 70,7 mil usuários cadastrados. Ao todo, após teleorientação, mais de 8,5 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 14,3 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

LISTA DOS MUNICÍPIOS:

I Geres: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Fernando de Noronha, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata.

II Geres: João Alfredo, Passira, Surubim, Vertente do Lério.

III Geres: Água Preta, Belém de Maria, Escada, Gameleira, Lagoa dos Gatos, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, Xéxeu..

IV Geres: Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim, Caruaru, Gravatá, Ibirajúba, Jataúba, Jurema, Pesqueira, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano.

V Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati,  Jupi, Lagoa de Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

VI Geres: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

VIII Geres: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista.

IX Geres: Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X Geres: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres: Betânia, Calumbi, Carnaubeira, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

XII Geres: Aliança, Camutanga, Goiana, Macaparana, Timbaúba.

Fonte: Gov PE

https://covid.saude.gov.br/

Em anexo, o relatório de situação diária da COVID-19

https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200527-covid-19-sitrep-128.pdf?sfvrsn=11720c0a_2

Mais informações sobre o COVID-19 podem ser encontradas aqui: https://www.who.int/ emergencies / disease / novel- coronavirus-2019

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados