Pernambuco vice lider em óbitos no nordeste: 1.925 mortes pela Covid- 19.

Publicado por: Editor Feed News
21/05/2020 22:11:24
Exibições: 305
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (21.05), 1.351 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 395 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 956 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 23.911 casos já confirmados, sendo 11.413 graves e 12.498 leves. Dos casos graves, 1.947 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 4.311 estão internados, sendo 234 em UTI e 4.077 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.

 

Além disso, o boletim de hoje registra mais 1.018 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 4.176 pessoas curadas da Covid- 19 no Estado. Desse total, 3.230 são de casos graves e 946 casos leves.  Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 154 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

 

Também foram confirmados laboratorialmente 91 óbitos (sendo 52 do sexo masculino e 39 do sexo feminino) de pessoas residentes nos municípios de Recife (29), Jaboatão dos Guararapes (19), Olinda (5), Vitória de Santo Antão (5), Cabo de Santo Agostinho (4), Caruaru (3), Paulista (3), Custódia (3), Condado (2), Goiana (2), Nazaré da Mata (1), Ipojuca (1), Carpina (1), Itamaracá (1), Araçoiaba (1), Glória do Goitá (1), Gravatá (1), Ipubi (1), Itapissuma (1), Paudalho (1), Pombos (1), São Lourenço da Mata (1), Serra Talhada (1), Timbaúba (1), Garanhuns (1), além de um caso de outro Estado. Com isso, o Estado totaliza 1.925 mortes pela Covid- 19.

 

As mortes ocorreram entre os dias 18.04 e 20.05 e os pacientes tinham idades entre 30 e 92 anos de idade. Dos 91 pacientes que vieram a óbito, 43 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (28), diabetes (21), doença cardiovascular (9), obesidade (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), doença renal (3), doença pulmonar (3), histórico de AVC (2), doença hepática/histórico de doença hepática (1), etilismo/histórico de etilismo (1), asma (1), câncer (2), doença neurológica (1), síndrome de down (1), imunodepressão (1) -  o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não tinha comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 30 a 39 (3), 40 a 49 (9), 50 a 59 (16), 60 a 69 (21), 70 a 79 (21), 80 ou mais (21).

 

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 4.905 casos foram confirmados e 3.677 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

 

TELEORIENTAÇÃO - A partir desta sexta-feira (22.05), mais de 178 mil pessoas de  Ribeirão, Sirinhaém e Xexéu,  na área da III Gerência Regional de Saúde (Geres); Camocim, na IV Geres; e Granito, na IX Geres, passarão a ser beneficiadas com o aplicativo Atende em Casa. Com isso, já são 93 municípios assistidos pela tecnologia, totalizando mais de 6,47 milhões de pernambucanos.

 

O Atende em Casa, parceria do Governo de Pernambuco com a Prefeitura do Recife, tem o objetivo de passar orientações para a população, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 63,2 mil usuários cadastrados. Até a última segunda (18.05), foram realizadas cerca de 21,5 mil teleorientações, com mais 8,2 mil chamadas de vídeo com um profissional. Ao todo, mais de 7,3 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 12,7 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

 

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

 

I Geres: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Fernando de Noronha, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata.

 

III Geres: Escada, Lagoa dos Gatos, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, Xéxeu.

 

IV Geres: Alagoinha, Bonito, Camocim, Caruaru, Gravatá, Jurema,Pesqueira, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano.

 

V Geres: Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Garanhuns, Jucati, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

 

VI Geres: Arcoverde, Custódia, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Sertânia, Tupanatinga, Venturosa.

 

IX Geres: Araripina, Granito, Ouricuri.

 

X Geres: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy,Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

 

XI Geres: Betânia, Calumbi, Carnaubeira, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

 

XII Geres: Aliança, Camutanga, Goiana, Macaparana, Timbaúba.

 

ISOLAMENTO SOCIAL - Os dados divulgados na manhã desta quinta-feira, pela empresa de tecnologia In Loco, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, mostram que Pernambuco tem mantido a elevação dos índices de isolamento social, em ascensão desde o último sábado. O incremento do número de pessoas em casa no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Olinda chegou a um crescimento médio de 12,8% nos últimos sete dias de vigência do decreto que tornou mais rígidas as medidas restritivas nesses cinco municípios.

 

Os cinco municípios da Região Metropolitana do Recife estão incluídos no decreto estadual que determina uma quarentena mais rigorosa, com a restrição de circulação de pessoas, rodízio de veículos e fiscalização em estabelecimentos comerciais que estejam funcionando fora das normas do decreto.

 

Fonte: Gov PE

Nota da Redação: Confira a exatidão das nossas informações: https://covid.saude.gov.br/

Por favor, encontre abaixo o link para o Relatório diário da OMS de situação da COVID-19
https://www.who.int/docs/ source-default / coronaviruse / situações-reports / 20200520- covid-19-sitrep-121.pdf? sfvrsn = c4be2ec6_2

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados