Celulares e computadores podem acelerar o envelhecimento

Publicado por: Editor Feed News
26/10/2019 10:58:17
Exibições: 468
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por celulares e computadores, pode afetar a longevidade e acelerar o envelhecimento, mesmo que o brilho não atingia diretamente os olhos.

 

De acordo com estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Aging and Mechanisms of Disease, esta luz causa não só danos na retina como também nas células cerebrais.

 

Os cientistas verificaram que este efeito era total no caso das moscas, que funcionaram neste procedimento experimental como “ratos de laboratório”. A investigação consistiu em expor os insetos à luz azul do LED durante 12 horas e depois colocá-los durante mais 12 horas no escuro, explica a publicação.

 

As moscas expostas à luz azul sofreram danos nas células da retina e nos neurónios, tendo a sua capacidade comum de “trepar” paredes diminuído. Apesar de alguns dos animais estudados terem sofrido mutações e não terem desenvolvido os olhos, estes sofreram também danos cerebrais e declínio das suas capacidades básicas.

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados