Senai forma 17 socioeducandos da Funase em Caruaru

Publicado por: Editor Feed News
12/07/2018 12:09:57
Exibições: 259
Divulgação
Divulgação

Adolescentes e jovens receberam certificados dos cursos de
Eletricidade Aplicada à Automotiva e Sistema de Iluminação e Sinalização

 

Dando sequência à inclusão de socioeducandos em cursos de qualificação profissional, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) garantiu que 17 adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, no Agreste de Pernambuco, concluíssem as aulas de Eletricidade Aplicada à Automotiva e de Sistemas de Iluminação e Sinalização. Ambos os cursos foram ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nas dependências do Case. O evento de certificação contou com a presença da equipe técnica da unidade e dos familiares dos internos, considerados fundamentais no estímulo e acompanhamento deles durante a formação.

 

A carga horária total foi de 60 horas, mas, como as aulas ocorreram em quatro dias da semana, os cursos se estenderam por pouco mais de um mês. A curta duração é um fator considerado atrativo para os alunos, o que fez dessa uma experiência avaliada como positiva. “Sabemos das dificuldades encontradas, mas nada foi mais importante do que a busca dos ideais que a gente conquistou. Agradecemos aos professores, aos agentes socioeducativos e a todos os envolvidos”, discursou o socioeducando O.M.S., 17 anos, representando todos os formandos.

 

A presidente da Funase, Nadja Alencar, destacou que parcerias têm beneficiado socioeducandos de várias unidades. “É uma felicidade enorme ver vocês recebendo um certificado dessa instituição tão importante que é o Senai. Temos conseguido dar passos importantes na mudança da vida dos socioeducandos. Este é um momento tão especial porque vocês quiseram vivê-lo e dar essa alegria a seus familiares”, disse.

 

Articulador da parceria dentro da Funase, o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer, Normando Albuquerque, lembrou que chegar ao fim de uma etapa, como é fazer um curso, é um gesto que fala muito sobre o que os socioeducandos querem para suas trajetórias. “Vocês abraçaram essa oportunidade e deram esse passo importante. O que vocês podem fazer com o conhecimento que adquiriram durante esse curso vai fazer a diferença no mundo lá fora. Estamos investindo no futuro de vocês, essa é nossa aposta”, afirmou.

 

O coordenador técnico do Senai, Antônio Gouveia, que representou a instituição no evento, ressaltou a importância que os certificados que chegaram às mãos dos adolescentes terão na hora de pleitear vagas no mercado de trabalho. “Estamos dando nossa contribuição social, que é esse treinamento. É um certificado muito importante porque tem o nome do Senai, uma instituição reconhecida no mercado de trabalho nacional e internacional”, declarou. “Essa parceria gera uma expectativa nesses jovens, dando-lhes um horizonte de oportunidade futura no seu retorno à sociedade. É uma luz, um sonho, um desejo de motivação que irá lhes acompanhar a partir de agora com uma profissão”, acrescentou o diretor da Escola Técnica Senai Caruaru, Edson Simões.

 

Entre as equipes de coordenadores, de técnicos e de agentes socioeducativos do Case Caruaru, o orgulho pela conclusão da turma foi evidenciado em abraços e mensagens de estímulo. Vários profissionais foram chamados para fazer a entrega dos certificados. “O primeiro passo como cidadãos é quando resolvemos tomar o rumo da nossa vida, e só fazemos isso quando somos responsáveis por nossos atos. Vocês estão aqui demonstrando que querem ter mais responsabilidade e que aproveitaram a oportunidade”, avaliou o coordenador geral da unidade, Paulo Pinto.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar