Gatos sabem que não somos deuses

Publicado por: Editor Feed News
04/09/2017 17:08:10
Exibições: 537

O documentário turco 'Gatos' traz uma reflexão curiosa. Um dos entrevistados diz quem enquanto os cães acham que os seres humanos são deuses, os gatos sabem que não. As pessoas seriam meros intermediários entre o profano e o sagrado. Por isso, os felinos seriam mais independentes, prezando mais a liberdade de não ter um dono.

 

A rica observação é apenas um dos motivos para assistir à obra de Ceyda Torun. Ela elege sete gatos, entre as centenas de milhares de Istambul que, sem proprietários, circulam e se relacionam com o seu entorno, constituindo autênticos personagens de uma metrópole pulsante, em que o porto, a especulação imobiliária e certo ar provinciano convivem.

 

O encanto do filme está na maneira como são articuladas as imagens dos gatos, se espreguiçando, caçando alimento, disputando espaço, ganhando carinhos, e os habitantes da cidade. Há depoimentos tocantes, como os que atribuem aos felinos a capacidade de indicar a presença de dinheiro ou ainda de curar tormentos da alma.

 

Os entrevistados são das mais diversas origens: artista plástica, criador de doces, dono de restaurante, enfim, pessoas que dão aos gatos, cada um dentro de suas referências distintos olhares. Falando em olhos, essa parte do corpo dos felinos é ressaltada ao longo da edição. Afinal, são eles que, sem adoração, nos lembram que não somos deuses, não é mesmo?

 

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados