Programa Novo Mais Educação em Caruaru apesar de problemas, apresenta bons resultados

Publicado por: Editor Feed News
31/07/2017 20:16:02
Exibições: 436

Presente em diversas escolas municipais da cidade, tanto na zona urbana quanto rural, o Programa Novo Mais Educação apresenta problemas e alguns bons resultados em Caruaru.

 

O programa, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Além de oferecer aulas de teatro, dança, arte circense, percussão, capoeira, judô, horta e pintura. 

 

Em Caruaru, o programa é coordenado pela Secretaria de Educação. Porém, problemas são apontados em algumas escolas. Falta de estrutura, contratações duvidosas, atrasos nos pagamentos e falta de material de apoio estão entre as maiores reclamações feitas pelos Facilitadores (responsáveis pela realização das atividades).

 

Segundo a arte-educadora Pâmela Santos: "Alguns gestores contratam conhecidos, ao invés de optar por profissionais que estejam dentro do perfil, que estudaram para aquilo. É a cultura do 'jeitinho'. Falta a compreensão da importância do programa e seus benefícios. E isso tem que começar de cima, do gestor. Também falta estrutura física, espaço adequado na escola para que possamos trabalhar com dignidade e principalmente pontualidade nos pagamentos. Ainda tem muito atraso."

 

O programa também rende bons frutos, como afirmam os arte-educadores Paulo Conceição e Túlio Duque, que atuam na Escola Municipal Guiomar Lyra (bairro do Centenário) e na Escola Municipal Maria Félix (Distrito Juá - Zona rural) e avaliam positivamente o programa.

 

"Tem sido uma experiência enriquecedora. O que mais me animou foi introduzir o teatro e a cultura popular em locais onde raramente chegam esse tipo de coisa. É incrível observar o desenvolvimento das crianças. Estimular isso é muito satisfatório. Nos vinculamos aos alunos, suas realidades e pretendemos influenciá-los para um futuro próspero. Mesmo com problemas, o programa é muito interessante." afirma Túlio Beat. 

 

O arte-educador Paulo Conceição complementa que: "Apesar dos contratempos, o que mais percebo é como, depois de poucas aulas, as crianças já tem um maior entendimento da necessidade da educação. A arte em geral, requer atenção e com certeza, uma boa leitura, é isso que eu como educador passo as crianças e os resultados são notáveis . Vale ressaltar que o carinho que nós educadores recebemos dos alunos nos motiva a cada dia levar mais uma novidade. "

 

Já a educadora Miscilene Maria que atua na Escola Municipal Prof Teresa Neuma, encontrou no programa a oportunidade de aperfeiçoamento. "Curso Pedagogia e colocar o que aprendo em prática, para alunos da rede pública, é encorajador. Tenho desenvolvido técnicas e melhorado a cada aula."

 

A expectativa é de que o projeto acompanhe o calendário letivo municipal até o mês de dezembro, sendo renovado para o próximo ano. 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar