Auto da Compadecida vai à Curitiba, sem apoio da Prefeitura de Caruaru

Publicado por: Editor Feed News
06/04/2017 16:32:40
Exibições: 865
O elenco caruaruense recorreu a diversos meios para arcar com a viagem: vaquinha online, apresentações em colégios, apoio da iniciativa privada, já que não obteve nenhum apoio da Prefeitura de Caruaru e da Fundação de Cultura da cidade.
 
 
Com apresentações confirmadas na programação oficial do FRINGE - Festival de Teatro de Curitiba para os dias 06,07 e 08 deste mês, o Auto da Compadecida do TEA Caruaru é o único representante de Pernambuco no festival. Mas terá de viajar com recursos próprios - valor arrecadado por meio de apresentações desde dezembro e colaborações. 
 
 
Apesar dos 55 anos de serviços prestados a cultura caruaruense (atividades interruptas de formação, produção e difusão), Teatro Experimental de Arte enfrenta dificuldades em obter apoio da gestão atual. O quadro não é novo, em 2015, o elenco teve de cancelar a sua participação já anunciada no Festival Psicodália por omissão do então prefeito José Queiroz (PDT). Da atual gestão Raquel Lyra (PSDB), o grupo só obteve delongas e vagas respostas aos diversos ofícios enviados. Nenhum apoio.
 

O espetáculo Auto da Compadecida foi considerado "Melhor Espetáculo do Ano", em 2016, no Festival Nacional de Teatro no Rio de Janeiro (para onde também viajou sem qualquer tipo de apoio da Prefeitura de Caruaru) e já circulou por diversos festivais nacionais: Paraíba, Bahia, Paraná, etc. O TEA é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2009 e Ponto de Cultura, além oferecer formação teatral a jovens de forma gratuita há mais de meio século no agreste pernambucano.



Apesar da indiferença e descrédito das gestões que se sucedem na Prefeitura de Caruaru e Fundação de Cultura, o TEA resiste e permanece firme na sua tarefa de fomentar arte e cultura neste terreno árido, de uma de política cultural restrita ao discursos em épocas de campanhas eleitorais, promovida por gestores municipais que ao longo do recorte histórico permanecem voltando os olhos para produção de massa, oriunda de outros centros, relegando a cultura dos artistas locais à indiferença e ao pouco caso.

  

Agenda de apresentações em Curitiba | FRINGE 2017
 
06/04 - Largo da Ordem – Bebedouro às 15:00
07/04 - Praça Rui Barbosa às 17:00
08/04 - Praça Santos Andrade às 11:00

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar