Gastos com comunicação crescem entre classes mais baixas

Publicado por: Edição
19/07/2015 12:14:14
Exibições: 1,442


Estudo da Kantar Worldpanel mostra aumento de gastos com serviços de telefonia entre as classes mais baixas. Além disso, planos pré-pagos estão perdendo espaço no mercado



O novo estudo ComTech da Kantar Worldpanel analisou o crescimento de gastos com comunicação entre os brasileiros, com dados dos últimos 5 anos. Pontos como os principais planos utilizados, preferências de sistemas operacionais e tipos de comércio que possuem maior saída de aparelhos também foram destaque na pesquisa.

 

No levantamento, foi possível verificar um crescimento de 57% em gastos com comunicação nos últimos 5 anos. Em 2010, a média de gastos por domicílio era de R$ 614; em 2015 esse valor subiu para R$ 967. O aumento foi sentido por todas as classes sociais durante o período. O destaque ficou com a classe C, que obteve 72% de aumento.

 

Além do crescimento intenso do interesse das pessoas com comunicação, é importante ressaltar que a preferência por planos pré-pagos diminui consideravelmente. No primeiro trimestre de 2013, o volume desses planos era de 82,9%; no mesmo período de 2014, diminuiu para 81,1%; e em 2015, a quantidade total de consumidores desse plano caiu para 76,7%.

 

Migração entre os planos

 

Na análise, ainda é possível identificar que a lealdade de usuários está mais presente em planos controle, que possuem uma representatividade de 89,3% de pessoas que não pretendem sair do plano. A lealdade para consumidores de pré-pagos é de 88,6% e de planos pós-pagos, de 84,2%. A maior porcentagem de troca acontece entre os planos pós-pagos, com 15,8% dos usuários migrando para outros controles. Entre os planos pré-pagos, as trocas são de 11,5%; já em planos de controle, ela cai para 10,7%.

 

Aparelhos e velocidade de internet

 

Quando o assunto é o tipo de aparelho utilizado pelos usuários, a maioria ainda é de celulares sem sistema operacional, que corresponde a 58,9% dos aparelhos, porém vem caindo nos últimos períodos, enquanto os aparelhos com sistema operacional crescem. Entre os 41,1% de aparelhos smartphone, é possível observar que a preferência pelo sistema operacional Android é dominante, corresponde a 86,7%, em segundo lugar está o sistema operacional Windows, com 4,2% e em terceiro o iOS, com 4,1%.

 

Dentre os smartphones, os serviços mais utilizados são fotos, músicas e redes sociais, todos com 28%. Na hora de escolher um celular, os brasileiros buscam por durabilidade do aparelho (30%), qualidade da câmera (23%), tamanho da tela (21%) e atratividade do design (20%).

 

A opção de tipo de rede móvel tem a predominância de usuários 3G, que correspondem a 85,7%; para 4G, esse número cai consideravelmente para 7,4%; já para usuários somente de voz, a porcentagem é de 6,9%.

 

Sobre Kantar Worldpanel



Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados