Após prisão de Marin, Presidente da CBF abandona a Suissa

Publicado por: Editor Feed News
28/05/2015 18:14:09
Exibições: 936

Prisão de Marin deve afetar em muito o futebol internacional, destaca especialista

Advogado diz que a prisão de um dos maiores dirigentes do futebol brasileiro vem de encontro com a grande opinião pública brasileira, de que ninguém deve ficar acima da lei.

Nesta quinta-feira, 27, o vice-presidente da CBF, José Maria Marin, juntamente com outros seis dirigentes da Fifa foram presos na Suíça, acusados de corrupção. Serão 14 pessoas indiciadas, conforme nota do Departamento de Justiça americano, por lavagem de dinheiro, fraude e formação de quadrilha.

“A notícia da prisão de um dos maiores dirigentes do futebol brasileiro vem de encontro com a grande opinião pública brasileira, de que ninguém deve ficar acima da lei”, comenta o advogado Helio Bobrow, sócio responsável de Bobrow e Teixeira de Carvalho Advogados.

Ele diz que a prisão de Marin não interfere em nada o futebol brasileiro no momento.

“A princípio, a prisão do ex-dirigente da CBF não afetará diretamente o futebol brasileiro, pois o então escândalo da CBF, com abertura de CPIs e demais investigações, não levaram ao indiciamento de nenhum dos envolvidos, o que demonstra que os clubes brasileiros estão à deriva e sozinhos para manter as competições”. 

Helio Bobrow comenta ainda que a prisão só aconteceu, na opinião dele, porque o dirigente estava no exterior. E acredita que o futebol internacional sofrerá com as consequências.

“A prisão de Marin só ocorreu porque foi no exterior, e acredito que essa prisão afetará em muito o futebol internacional como um todo, já que escândalos como os ora deflagrados pelo FBI serão comentados e acompanhados até o final dos processos, com a punição dos envolvidos. Por outro lado, a descoberta de novos talentos está impedida pela corrupção uma vez que se têm notícias que na última copa e nos amistosos que a antecederam só poderiam ser convocados atletas com alto retorno em marketing, o que absolutamente está ligado à habilidade, competência e talento para o futebol”. 

A investigação realizada pelo FBI deve ser minuciosa segundo o especialista.

“Provavelmente, em razão das investigações que serão realizadas pelo FBI, todos os contratos efetuados pela FIFA com as Federações Internacionais e, obviamente com a CBF de patrocínios com entidades privadas deverão ser revistos e minuciosamente investigados, podendo trazer expressivos prejuízos àqueles que dependem desses patrocínios, caso sejam apuradas irregularidades passíveis de rescisão desses contratos e punição dos envolvidos”. 

O advogado destaca que em razão da investigação ser feita pelo FBI, criminosos sempre costumam ser condenados. 

“Pelo meu conhecimento, as investigações do FBI são bem fundamentadas e normalmente acabam em condenações dos criminosos. Espero que sejam apuradas as responsabilidades e extrema punição dos envolvidos”. 

Sobre o especialista

HELIO BOBROW – Advogado - Inscrito na OAB-SP sob nº 47.749 e OAB-RJ sob nº 184.269 - Sócio responsável de Bobrow e Teixeira de Carvalho Advogados - Formou-se pela Faculdade de Direito Mackenzie.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar