Produtor de afiliada da Globo é ameaçado de morte ao apurar corrupção no Paraná

Publicado por: Editor Feed News
22/04/2015 14:52:44
Exibições: 1,323

 


Integrante da equipe de jornalismo da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, o produtor James Alberti foi ameaçado de morte na última semana. Feita por telefone, a ameaça ocorreu no momento em que o jornalista estava em Londrina para apurar o suposto esquema de corrupção na Receita Estadual.

rpc-ameacaEm nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná conta o teor da intimidação. A entidade relata que o criminoso ligou para Alberti e revelou que havia “um esquema para matá-lo por meio de um suposto assalto a uma churrascaria”. Com o episódio, o Grupo Paranaense de Comunicação, responsável pela RPC TV, retirou o profissional da cidade.

Contatado pelo sindicato, o produtor disse que a ameaça não o retirou apenas da apuração em Londrina. O jornalista garantiu estar em “lugar seguro fora do Paraná”. O grupo de comunicação garantiu que “tomou uma série de medidas para garantir a segurança e a integridade física dos seus jornalistas”.

A ameaça também provocou reação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A organização, que tem Alberti como um de seus diretores, cobrou rápida ação por parte do governo comandado pelo tucano Beto Richa. “A Abraji vem a público exigir que o governo paranaense apure com celeridade a procedência da ameaça e puna vigorosamente os responsáveis”.

“É inadmissível, em um país democrático, que um jornalista seja obrigado a sair de seu local de residência e atuação profissional para não ser morto, por fazer seu trabalho e cumprir com a missão de informar a sociedade. Ameaçar qualquer jornalista de morte coloca em risco um dos direitos fundamentais de todos os cidadãos: a liberdade de expressão”, afirmou a Abraji.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados