Belo Jardim, em Pernambuco, recebe oficinas de cinema em maio

Publicado por: Editor Feed News
17/04/2015 12:14:05
Exibições: 1,066

 

Atividades fazem parte do 1º Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim.

Além de exibir curtas e longas-metragens em competição, o 1º Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim levará oficinas de audiovisual para o município de Belo Jardim, localizado a cerca de 180 km da capital pernambucana. As aulas acontecerão na Chaminé Recepções (antiga Fábrica da Mariola), de 19 a 23 de maio de 2015. O Festival é uma realização da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda. e do Instituto Conceição Moura, com patrocínio da Baterias Moura.

A oficina Aprendendo a Ler Imagens em Movimento possibilitará o entendimento claro e simples de como se faz uma obra audiovisual, despertando uma visão crítica das linguagens do cinema, do vídeo e da televisão. Ministradas por Torquato Joel, de 19 a 21 de maio, as aulas oferecerão subsídios técnicos e práticos para a construção de elementos audiovisuais a serem utilizados como ferramentas artístico-culturais e educacionais em várias práticas sociais.

Em Fazendo Filmes Curtíssimos, os cineastas Marcelo Quixaba e Carine Fiúza partem de uma abordagem teórica e prática para falar sobre a produção audiovisual de curtíssima duração, focando nos aspectos que caracterizam o formato, sua apropriação como expressão artística e a importância e a aplicabilidade no contexto pernambucano. Serão realizados três filmes, com duração de três minutos cada.

Quiá Rodrigues ministrará o curso de Bonecos Animados, que acontece de 19 a 23 de maio. O objetivo das aulas é proporcionar uma aproximação pessoal do aluno na técnica de stop-motion, explorando as possibilidades técnicas da animação quadro a quadro usando elementos da natureza.

Os cursos são direcionados a estudantes, entusiastas de cinema e qualquer pessoa que esteja regularmente matriculada na escola. Interessados podem procurar as secretarias de suas respectivas escolas para preenchimento da ficha de inscrição. A idade mínima é de 14 anos e os cursos estão sujeitos à disponibilidade das vagas.

Mostras Competitivas

Com o tema “Abrindo Janelas”, a competição do Cine Jardim se dividirá em Curta-metragem Nacional, Curta-metragem Internacional e Longa-metragem Nacional. Os troféus serão concedidos pela votação do júri popular nas categorias melhor curta-metragem (ficção, documentário e animação), melhor curta-metragem internacional e melhor longa-metragem.

O Festival também contará com um júri jovem, formado por alunos do Ensino Médio, que atribuirão prêmios em outras categorias. A seleção oficial será divulgada nas próximas semanas e também incluirá mostras informativas com os temas diversidade sexual, ambiental e social.

De acordo com o produtor executivo Leo Tabosa, o Cine Jardim é destinado à divulgação da produção cinematográfica brasileira, à profissionalização de jovens por meio do audiovisual e à democratização dos bens culturais. “Belo Jardim conta com uma população estimada em 75 mil habitantes e, a partir deste ano, será inclusa no circuito de festivais nacionais. Nosso objetivo é apresentar as variadas experiências cinematográficas dos nossos realizadores em busca da formação de público e da troca de experiências, com foco no público jovem do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade”, afirma.

Serviço
1º Cine Jardim - Festival de Cinema de Belo Jardim
Data do Festival: 18 a 24 de maio de 2015
Local das Exibições: CineTeatro Jardim, na cidade de Belo Jardim (PE)
Data das Oficinas: 19 a 23 de maio de 2015
Local das Oficinas: Chaminé Recepções (antiga Fábrica da Mariola)
Site: http://www.pontilhadocinematografico.com.br/cinejardim/ 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados