Diário de Pernambuco demite mais de 100 funcionários

Publicado por: Editor Feed News
28/03/2015 12:07:30
Exibições: 1,092

O Diário de Pernambuco perdeu cerca de 30 jornalistas e outros 100 profissionais de áreas diversas. A demissão em massa aconteceu nesta semana e foi noticiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope), que repudiou a decisão. Segundo as informações, o corte atingiu contratados antigos da casa.

 

diario-pernambuco1jEm janeiro deste ano, o Diários Associados do Nordeste, que controla a marca Diário de Pernambuco, foi vendido pela metade (57,5%) para a Canadá Investimentos, companhia que é sociedade com o Grupo Hapvida. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CAe) e publicada no Diário Oficial da União. Assim, surgiu a holding Grupo Opinião de Comunicação (GOC).

 

Quando as negociações aconteceram, o GOC afirmou que sua missão seria “defender a ética, a verdade e justiça social”. Para o sindicato, os cortes vão contra esta premissa. "As ações vão contra o discurso publicado e apontam para a destruição de uma empresa 189 anos e que já é parte do patrimônio da Comunicação de Pernambuco. O Sinjope e a Fenaj convocam reunião imediata com a diretoria do Canadá Investimentos/Hapvida e com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras entidades de classe, a fim de discutir a questão e interromper o processo de desmonte das empresas".

 

O Sindicato informa que profissionais com mais de 30 anos de casa, equipes e chefias foram cortadas, além de pessoas da área gráfica. "Aos profissionais demitidos, orientamos que juntem carteiras profissionais e os últimos 12 contracheques e agendem atendimento na assessoria jurídica do Sinjope para salvaguardar direitos".

 

O caso de demissão foi parar na Assembleia Legislativa na quarta-feira, 25, quando o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) se solidarizou com os profissionais desligados. “Havia jornalistas com muito tempo de casa, nomes experientes e consolidados, inclusive na editoria de política. Não podemos esquecer que o Diário de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação na América Latina”, disse o parlamentar

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados