Hospital do Coração alerta para os perigos de lesões em academias

Publicado por: Editor Feed News
25/01/2015 23:48:58
Exibições: 1,528
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

 No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados

 

No verão, aumenta o número de alunos nas academias para manter a forma e perder peso. Nesse período, são constantes as lesões em joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. Parte deles executados sem a devida orientação. Porém, é importante lembrar os cuidados específicos com os ossos, articulações e ligamentos, para que essas atividades não tragam problemas à saúde.

 


De acordo com o ortopedista e responsável pelo Instituto do Joelho do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Rene Abdalla, é comum nessa época do ano as pessoas se queixarem de dores no corpo.
“A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados”, explica Dr. Abdalla.

 


Segundo o ortopedista, além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. “É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto”, esclarece.

 


Tipos de traumas mais comuns:

 


As lesões mais comuns que acometem os esportistas de academia se dão nos joelhos, colunas e ombros. São elas:
Tendinite patelar;
Tendinite de aquiles;
Inflamações articulares;
Estiramentos musculares;
Lombalgia e dores nas costas;

 


Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de maneira inadequada.

 


Para prevenir lesões

 


Antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a procura de um médico ou um profissional com vivência em traumas do esporte, para receber orientação ideal para cada tipo físico, e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa.

 


“O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso o esportista tem de ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste as suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo esquelético”, enfatiza o Dr. Abdalla.

 


Ainda segundo o ortopedista, ao primeiro sinal de dor, a indicação é parar os exercícios. Se a dor persistir mesmo em repouso, o médico deverá ser procurado e apenas um especialista fará a avaliação adequada e indicar ao paciente um tratamento específico de acordo com a situação.

 


Dr. Abdalla, que realiza mais de 550 cirurgias de joelho por ano, sugere algumas dicas para quem quer começar a prática da atividade física:

 


Procurar um especialista e pedir orientação para a prática do exercício físico;
Antes dos exercícios alongar os músculos do corpo para evitar lesões musculares;
Em esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;

 


Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit).

 


Instituto do Joelho HCor

 


Tem como objetivo aperfeiçoar e atualizar técnicas cirúrgicas e de reabilitação (fisioterapia), propondo um atendimento de alto nível à esportistas de todos as modalidades, bem como de doenças da cartilagem articular (artrose). Por meio de consultas e avaliações realizadas por uma equipe multiprofissional, o Instituto do Joelho define o melhor tratamento ou prevenção com resultado final no mais curto espaço de tempo.

 


Aliado aos mais altos padrões de tecnologia para o tratamento das lesões do joelho, o Instituto disponibiliza de máquina de isocinético para avaliação computadorizada da musculatura ao redor do joelho, Balance System, que tem a finalidade de mensuração e treinamento da agilidade da articulação. Além disso, o Instituto conta também com o SportsMetric™, que tem como objetivo a prevenção de lesões bem como a avaliação de retorno ao esporte.

 


Centro de Ortopedia e Reabilitação no Esporte

 


Considerado um dos mais importantes centros nacionais da especialidade, o Centro de Medicina Esportiva do HCor reúne uma equipe altamente especializada com os mais modernos recursos tecnológicos para dar assistência a todas as patologias ortopédicas.

Compartilhar