Aumento de vagas do Sisu para rede pública pode gerar melhoria na educação oferecida pelo Estado, aponta especialista

Publicado por: Editor Feed News
20/01/2015 16:49:25
Exibições: 1,409
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

Primeira edição do Sisu 2015 tem 40% das vagas destinadas a estudantes da rede pública. Até 2016, instituições devem atingir 50%



Desde segunda-feira (19), estudantes do Brasil inteiro já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que adota a nota do Enem como critério para ingresso no Ensino Superior. A primeira edição de 2015 do Sisu tem 40% das vagas – 82.879 – reservadas a quem tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas e a meta é que até 2016 o percentual seja de 50%.



“O cumprimento das metas pode gerar uma demanda ainda maior, porque a escola pública conseguiu atrair e manter um grande número de alunos, o que hoje é um desafio por toda a dinâmica e estrutura das escolas. Isso pode resultar, ainda, na melhora da qualidade do ensino oferecido pela rede pública”, observa a gerente educacional e coordenadora da equipe de assessoria pedagógica da Editora FTD, Viviane Flores.



Para ela, a adesão das universidades ao Sisu tem sido gradativa, mas ainda lenta. “Isso tem gerado a migração de muitos estudantes em busca de vagas em universidades em outros estados. Em princípio, não afeta a mobilização de universidades mais procuradas para valorização das cotas, mas, de certa forma, estão sendo descobertas outras boas universidades no Brasil, antes desconhecidas porque os estudantes preferiam as instituições próximas aos seus domicílios”, diz.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar