Higiene íntima eficiente previne infecções e odores indesejados

Publicado por: Editor Feed News
09/01/2015 20:50:04
Exibições: 1,480
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

Sabonetes específicos, duchas descartáveis e lenços umedecidos são opções para a limpeza da região genitália da mulher

O cuidado com o corpo e principalmente com a higiene íntima é essencial para manter a mulher saudável. Quando realizada corretamente, a higiene intima pode contribuir com o aumento da imunidade, proteger de possíveis infecções, corrimentos, lesões vaginais e na vulva, evitando odores indesejados, além de doenças mais graves.

Segundo a Dra. Paula Beatriz Fettback, doutora em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP, a limpeza deve ser feita com água corrente diariamente e no período menstrual a área merece mais atenção, podendo ser realizada com maior frequência.

No mercado existem produtos que são aliados garantindo uma higienização íntima eficaz na mulher. Entretanto, mais importante do que o produto é como o processo deve ser realizado. De acordo com a doutora, é importante a limpeza completa da vagina com agua corrente externamente.

Entre os mais utilizados para a higienização íntima da mulher temos a limpeza normal com água e sabonetes neutros, lenços umedecidos, sabonetes líquidos específicos e as duchas como o In-M, que assim como o lenço, pode ser utilizado em qualquer hora e ambiente, e por ser descartável é extremamente prático e fácil de levar na bolsa ou até mesmo no bolso. Além disso, outras atitudes como dormir sem calcinha e evitar calças muito apertadas também ajuda a evitar problemas, por diminuir a umidade na região.

No caso dos sabonetes líquidos é preciso ter atenção na formulação do produto. “A dica é verificar se contém ácido lático, que garantirá a manutenção do pH ácido vaginal. Os sabonetes comuns possuem o pH muito alcalino podendo remover a acidez natural da região íntima possibilitando ressecamento e irritações”, explica a médica. O uso regular dos sabonetes específicos ajuda no controle do pH e com isso mantém a área íntima saudável.

Conhecer o seu corpo e tirar dúvidas com seu ginecologista é tão importante quanto usar produtos adequados para higienizar a área. Em casos de sintomas como dor e sangramento o médico deve ser consultado para garantir orientações seguras.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados