Dicas para ensaiar o discurso e deixá-lo perfeito

Publicado por: Editor Feed News
23/12/2014 22:10:04
Exibições: 1,262

 Não basta saber o assunto e ter uma boa apresentação: o ensaio correto faz toda a diferença.

 

Pense nos melhores oradores que você conhece. Alguns até podem ter o dom de falar espontaneamente – ou apenas fingir isso muito bem, - mas, acredite, a maioria dos bons discursos são acompanhados de ensaios intermináveis e do apoio de um profissional/pessoa de confiança para ajudar na melhora da dicção e segurança. Caso você se enquadre nas pessoas que precisam falar em público, mas que não possuem essa habilidade, existem algumas dicas que podem ser seguidas para sair-se bem durante a oratória e convencer aqueles que lhe ouvem.

 

Michel Soares, que é especialista em oratória e ministra treinamentos para pessoas que tem dificuldade de falar em público há mais de cinco anos, comenta que não existe um roteiro certo a ser seguido na hora do ensaio, mas que existem certas regrinhas que costumam funcionar com a grande maioria das pessoas durante os ensaios – e que isso faz com que a apresentação seja muito melhor. Ele explica: “para ficar mais didático, separo esse ensinamento em seis passos, e, quando há a união de todos eles, a oratória tem muito mais chances de sair da forma a qual o orador deseja, independente de dons, medo, vergonha, ansiedade, etc. É preciso passar por cima dessas inseguranças e vencer o que lhe trava”, explica. Os sete passos indicados por Soares são:

 

01. Defina seu objetivo: o que você quer obter com o seu discurso? Responda esse questionamento de forma concisa e clara, e isso ajudará a descobrir qual seu objetivo.

 

02. Escolha um bom título: selecione a palavra, frase ou oração chave para o seu discurso. Opte por algo que desperte curiosidade e seja fácil para identificar o assunto da palestra; quem ler/ouvir o título deve saber sobre o que o discurso se trata e ao mesmo tempo sentir-se com vontade de saber mais sobre o assunto. Uma sugestão é fazer títulos curtos, que unam a ideia central, a ação que você deseja do público e um verbo na primeira pessoa do plural, (vamos, apoiemos, lutemos, etc).

 

03. Prepare uma introdução: essa é uma fase opcional, pois depende muito do tempo que você terá para apresentar o discurso. Quando dispor de um tempo maior, aproveite para introduzir as ideias de forma rápida e clara, fazendo uma pequena explicação do assunto – que pode servir também para lhe deixar mais seguro e para lembrar de alguns detalhes.

 

04. Siga uma ordem cronológica – e lógica: organize seu discurso de forma linear. Algumas ideias são começar pelo problema e terminar com a solução (método mais utilizado); comece com a causa e termine com os efeitos; apresente os fatos de maneira contrastante; combine estilos e ordenamento.

 

05. Conclusão: como você encerrará o seu discurso? Essa é a hora de pedir para o ouvinte refletir sobre o que ele ouviu e/ou motivá-lo a algo, seja para tomar uma atitude ou pensar sobre certo assunto. A conclusão de um discurso é extremamente importante para engajar ainda mais o público – por isso, capriche nela

 

06. Ensaie: depois de concluído, ensaie o discurso como achar melhor – sempre falando em voz alta, para treinar a dicção, tom e ritmo da fala. Na frente de um espelho, de um amigo/familiar, etc. Uma ideia é fazer “colinhas” com tópicos que possam te ajudar caso haja o temido “branco”. Um bom material de apoio também é importante na hora da apresentação. Além disso, use o poder de associação a seu favor, por exemplo, “quando chegar nesse slide devo tocar em tal assunto”, associando as falas com algo concreto, e por aí vai.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar