O que é que a banana tem?

Publicado por: Editor Feed News
22/12/2014 20:57:11
Exibições: 1,300
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

O tesouro que pode contribuir para a nossa saúde e para nossa economia

 

Descoberta por uma senhora em um momento em que a mesma não tinha alimento em sua geladeira e dispensa. Olhou para sua banana verde única alternativa em seu quintal, e resolveu cozinha-las, depois disso, passou a utiliza-las com frequência quando notou uma melhora em sua saúde. Após estudos e de passar pelas mãos de muitos estudiosos, chegou-se ao tempo certo de cozimento para aproveitarmos melhor seus benefícios.

 

Nas panelas da chef funcional Lidiane Barbosa essa massa feita de banana se incorpora as preparações de bolos, biscoitos, vitaminas, sucos, doces, molhos.

 

Para ela a biomassa de banana verde é mágica, é a oitava maravilha do mundo, com ela, conseguimos preparar um delicioso estrogonofe ou um sorvete super cremoso, substituindo leite condensado e creme de leite, imagine a economia com saúde que já fazemos aí.

 

Feita da polpa da banana cozida ainda verde, não possui o gosto característico, por isso, não ira alterar em nada o sabor das preparações. O resultado final é um alimento preparado com saúde e cheio de sabor.

 

Considerada um alimento funcional, de forma resumida costumo dizer que alimentos funcionais são aqueles que possuem elementos que trabalham ao nosso favor, contem substancias ativas, propriedades de fortalecer o nosso organismo, resumindo oferecem vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química.

 

Ainda segundo a culinarista, a biomassa conta com alto teor de amido resistente e baixo teor de açúcares e compostos aromáticos. Os frutos ainda verdes são ricos em flavonóides, os quais atuam na proteção da mucosa gástrica, e também apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo como fibra alimentar. Ou seja, antes de amadurecer, aquilo que será açúcar é o amido resistente. É o que vai interessar para nossa saúde. Tudo de bom para o nosso intestino. Utilizado em nossa flora intestinal como um excelente PREBIÓTICO utilizado como alimento pelas bactérias benéficas (probióticos) ali presentes.

 

Em nosso organismo encontramos mais bactérias do que células, o que precisamos fazer é alimenta las de forma adequada para que as boas prevaleçam.

 

Como possui baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção seja mais lenta, a quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também, contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e combatendo o acúmulo de gordura corporal.

 

Estudos indicam que o consumo de amido resistente, também ajuda a reduzir o colesterol, ou seja, também tem uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

 

Se ultilizassemos mais esse tesouro, além de contribuir para nossa saúde, como somos o terceiro pais produtor de banana no mundo, estaríamos contribuindo também para a nossa economia, porém pouco se exporta, muito se perde por aqui. Imagine que essa banana verde poderia estar sendo usada no auxilio ao combate a fome, e ainda a produção e venda de biomassa servindo como renda para muitas famílias.

 

COMO FAZER A BIOMASSA

 

BIOMASSA DE BANANA VERDE

 

Muito importante !!- Bananas verdes encontradas em supermercados e feiras sofrem um processo de aclimatização, são colocadas em um tipo de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Devemos utilizar a banana verde retirada da bananeira, que foi direto para sua cozinha. Quando comecei a fazer a BIOMASSA achava que isso seria impossível, mas não é. Converse com os feirantes e diga o que precisa, muitos já estão atentos e até já trazem a banana verde.

 

RECEITA:

 

MODO DE PREPARO DA BIOMASSA

 

Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.

 

Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.

 

Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.

 

Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.

 

Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.

 

Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.

 

Bata no liqüidificador, se necessário acrescentar um pouco de água para formar uma pasta e esta pronta.

 

VALIDADE : 3 a 6 meses no congelador. Eu costumo congelar em potes de vidro porções de 200 GR para utilizar de uma vez quando descongelada.

 

Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.

 

PODE SER UTILIZADO QUALQUER TIPO DE BANANA

 

Mais sobre Lidiane Barbosa

 

A chef funcional mais amada do Brasil mestra na alquimia de transformar seu prato preferido seja ela qual for em saúde, seu carisma e seu domínio da arte de ensinar fazem dela um sucesso. Só este ano foram 60 cursos onde já se passaram mais de 1200 pessoas por suas aulas, suas redes sociais são só elogios (insta:lidibarbosa11) no primeiro semestre deu consultoria e entregou 4 restaurantes ( Campo Grande, Brasília, 2 em Blumenau) mais algumas mudanças de cardápios em restaurantes já existentes em Florianópolis, Belo Horizonte, entres outros. Número tão expressivos, segundo ela, por haver uma crescente preocupação das pessoas estarem hoje procurando uma vida mais saudável aliada à alimentação.

 

O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro) no lugar dos clássicos creme de leite, maionese e leite condensado, além de ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia), linhaça, chia, quinoa, amaranto, entre outros. Também é característica da culinária funcional de Lidiane a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras, e temperos funcionais têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

 

“A grande magia que existe nesse trabalho é poder encantar, com um prato preparado por mim, pessoas que um dia receberam um diagnóstico desanimador em relação a alimentação. Por exemplo. Oferecer um brigadeiro a um diabético ou até mesmo um pão para um celíaco me faz ter certeza de que estou no caminho certo”, revela a chef. Com a substituição de alimentos e troca de ingredientes, Lidiane mostra que há formas criativas e acessíveis de proporcionar mudanças no estilo de vida das pessoas.

 

Mais afinal o que são alimentos funcionais? Lidiane referencia nacional nesse segmento explica, “Os alimentos funcionais foram definidos como aqueles que têm efeito específico sobre a saúde devido sua constituição química e que não devem expor riscos de saúde, Ou seja, são aqueles alimentos que possuem além das suas funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), efeitos metabólicos ou fisiológicos e efeitos benéficos à saúde. Já a “Culinária ou Gastronomia Funcional", viabilizada pela técnica dietética adequada, permite preparar alimentos com foco na melhoria da qualidade de vida e da longevidade. Preservando e melhorando a disponibilidade dos nutrientes.” O benefício da gastronomia funcional vai muito além da perda de peso. Ela busca a reeducação alimentar e uma vida mais saudável, pois os pratos levam como princípios básicos a quantidade correta e a periodicidade e, assim, o emagrecimento se torna consequência.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar