Segundo a revista Exame, Caruaru entre as 100 melhores

Publicado por: Editor Feed News
21/12/2014 11:06:42
Exibições: 991
Secom PMC
Secom PMC

A Revista Exame, de circulação nacional, divulgou no seu site uma pesquisa em que Caruaru aparece entre as 100 melhores grandes cidades do Brasil. Para chegar à classificação, o estudo atribuiu notas a variáveis relacionadas à qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança. O levantamento dos dados foi contratado à consultoria Delta Economics & Finance.

 

A Região Nordeste ocupa posição modesta no levantamento, com a participação de apenas 17 cidades, incluindo sete capitais. Pernambuco, com seis cidades, ocupa espaço significativo no contexto regional. O grosso do conjunto, mais de 80%, é do Sudeste, onde também se situa a primeira colocada, Santos, no litoral paulista.

 

No quesito saúde, Caruaru se destacou dentre os seis municípios pernambucanos classificados entre as 100 melhores. Como era de se esperar, Recife ficou em primeiro lugar com 5,66. Caruaru obteve a segunda colocação, com 5,25, ultrapassando cidades da região metropolitana, como Jaboatão (4,11); Paulista (4,13) e Olinda (4,32), além de Petrolina (4,10).

 

A explicação para a situação da Saúde na pesquisa passa pela forte expansão da rede de atenção básica no município, o incremento salarial de diversas categorias, incluindo médicos, as reformas físicas na rede e o aumento da oferta de vagas no sistema, derivado dos investimentos do governo do estado em hospitais e UPAs.

 

No geral, Caruaru ocupa o 85ª lugar, entre as 100 melhores grandes cidades, posição privilegiada se considerados os mais de 5.000 municípios brasileiros, deixando para trás cidades importantes como Maceió, Olinda, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

 

Para isso contribuiu, além do bom desempenho da saúde, o destaque do item governança, que alcança 16 pontos, em 27 possíveis, representando o carro-chefe que puxou a nota geral da cidade.Para a Secretária de Saúde, Aparecida Souza, “Os números da pesquisa são gratificantes e ajudam a motivar nossa equipe a trabalhar mais e melhor. Ainda há muito por fazer, mas temos total apoio do prefeito para agir e a disposição de muitos trabalhadores da saúde como outro suporte decisivo”.

 

Confira o link da matéria : http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-melhores-entre-as-100-maiores-cidades-do-brasil#86

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados