Sangramento nas fezes exige atenção

Publicado por: Editor Feed News
03/11/2014 13:00:53
Exibições: 1,298
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis


Sintoma pode ser indicativo de câncer de intestino, alerta especialista

 

Problemas com o funcionamento do intestino são recorrentes entre os brasileiros. Entretanto, este é um assunto pouco abordado pela população devido à timidez, vergonha e estereótipo de ser um tema inapropriado, o que, alertam os especialistas, faz com que muitos sofram silenciosamente e o pior: ignorem problemas mais graves.



Segundo o gastroenterologista e médico do trabalho, Dr. Plínio Toledo Moura Campos, do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), qualquer alteração no ritmo intestinal, diarreia, obstipação ou sangue nas fezes, pode ser um sinal de câncer de intestino. “É uma doença recorrente e sua incidência vem crescendo no país”, ressalta Dr. Plínio.



Ainda de acordo com o especialista, é muito comum verificar, nos consultórios, pacientes que sofrem há muito tempo com a presença de sangue nas fezes e não procuram ajuda especializada por desconhecerem a gravidade do sintoma. “Muitas vezes, os pacientes relacionam sangramento nas fezes com hemorroidas. Câncer de intestino também sangra!”, frisa o médico. “O paciente diagnosticado com hemorroidas deve sugerir a realização do exame de colonoscopia para averiguar se também não possui nenhum tipo de tumor na parede do intestino”, complementa.



Na maioria dos casos, o sangue nas fezes não é perceptível a olho nu, pois se encontra misturado às fezes. “Apenas o exame de sangue oculto, realizado por meio da análise das fezes, permite a constatação de que o paciente possui o sinal para que, então, possa ser encaminhado para a colonoscopia. É extremamente importante que a população realize periodicamente o exame de fezes para diagnosticar o problema e prevenir o aparecimento do câncer”, frisa o especialista.



Apesar da gravidade da doença, diz Dr. Plínio, o câncer de intestino pode – e deve - ser evitado, pois se desenvolve a partir de pólipos, ou lesões planas, que aparecem na parede do intestino. Se retirados logo no início, o desenvolvimento da doença pode ser prevenido.



Além da realização periódica dos exames, o médico recomenda manter uma alimentação rica em fibras e com pouca ingestão de gordura, evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de hidratar-se bem. “Não adianta o paciente comer fibras, se não beber a quantidade adequada de água. O consumo de fibras, sem a devida ingestão de água, aumenta o bolo fecal, dificultando sua passagem pelo intestino, podendo ocasionar problemas”, alerta.



Atenção ao funcionamento do intestino



Evacuar duas ou mais vezes ao dia, a cada dois dias ou uma vez por semana? O que é normal?



Dr. Plínio explica que a quantidade de vezes que a pessoa evacua varia de uma para outra. “Não é o número que importa, mas, sim, evacuar sem fazer esforço, sem dor e, após a evacuação, sentir que as fezes foram eliminadas por completo”, explica. Além disso, as fezes também não devem ser muito duras, tampouco diarreicas. Evacuação há cada três ou quatro dias, não é correto.



Segundo o gastroenterologista, ao primeiro sinal de alteração no funcionamento intestinal, é recomendado procurar um médico.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar