Evento traz ao Brasil veículo que gera seu próprio combustível

Publicado por: Editor Feed News
08/07/2014 13:46:54
Exibições: 1,341

O projeto Sand Jumper, desenvolvido pelo designer português Luís Fonseca para a Renault, é um dos destaques do Pavilhão Amanhã, evento que trará ao Rio de Janeiro e São Paulo, na segunda quinzena de Julho, algumas das mais inovadoras soluções tecnológicas desenvolvidas na Europa. Criado com um design arrojado e atrativo, o Renault Sand Jumper gera sozinho a energia que necessita para se locomover. Elaborado com materiais recicláveis e ecológicos, caso do interior feito com plástico de garrafas PET, ele é leve e incorpora o conceito eco-friendly.



O carro conta com motores elétricos individuais para cada roda alimentados por células que absorvem o calor. Sua inovadora “Pintura Solar” inclui nano painéis que absorvem a energia da luz, utilizada para movimentar o veículo. O excedente é armazenado em baterias para u so em momentos de escuridão. Um mecanismo de carga rápida permite que a bateria complete sua carga em apenas 90 minutos.



O Sand Jumper é um dos exemplos do que os organizadores do Pavilhão Amanhã identificam como tecnologias existentes hoje e que farão parte de nosso futuro, tema principal do evento. A ação é promovida pelo Login PT, plataforma de negócios da ANETIE (Associação Nacional de Empresas de Tecnologia da Informação e Electrônica de Portugal), com apoio Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, órgão da União Europeia, do Programa Operacional Factores de Competitividade e do Quadro Referência Estratégico Nacional, do Governo de Portugal.



O objetivo é desenvolver projetos que possam alavancar globalmente a economia e incentivar a inovação, criando uma ponte entre polos de desenvolvimento no Brasil e em Portugal. “As empresas de tecnologia invadiram praticamente todos os aspetos do quotidiano”, afirma António Costa, diretor da ANETIE. &l dquo;Elas estão indissociavelmente ligadas ao desejo de uma economia próspera e competitiva, da preservação do ambiente e de uma sociedade mais democrática, aberta e inclusiva”.



Para exemplificar o potencial de geração de valor para todos os envolvidos, Costa relembra que algumas tecnologias que hoje alavancam negócios de sucesso, como o sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos ou o GPS com fotografias, foram desenvolvidas por empresas que participam do Login PT. “Acreditamos que podemos apresentar insumos importantes para a criação de novos negócios, além de incentivar a troca de conhecimento e a geração de novas pesquisas”, diz o diretor da ANETIE.


Show do Amanhã - A programação do evento, similar em todas as cidades, tem início com uma cerimônia oficial de abertura, no primeiro dia. O segundo dia é dedicado a um seminário corporativo para convidados, que podem se inscrever pelo site O terceiro e último dia é a berto ao público geral, com sessões de hora em hora do Show do Amanhã, apresentação lúdica que usa de soluções tecnológicas de ponta para apresentar as inovações que farão diferença na vida das pessoas no futuro próximo.



Montado em uma tenda inflável de cerca de 900 m2, o evento itinerante vem ao Brasil depois de passar por Portugal, Espanha e Polônia. Deve passar ainda por Berlim, Luanda, Maputo e Nassau. Estará no Rio de Janeiro de 16 a 18 de Julho, no Espaço Lagoon, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, e em São Paulo de 28 a 30 de Julho, no Transamerica Expo Center. Nas duas cidades, a programação prevê encontros e palestras corporativos nos dois primeiros dias e visitação aberta ao público no último dia, sempre com entrada franca.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar