Espaço Furnas Cultural apresenta exposição Passageiro do Preto e Branco

Publicado por: Editor Feed News
23/04/2014 08:11:49
Exibições: 1,202

Espaço Furnas Cultural apresenta exposição Passageiro do Preto e Branco do fotógrafo
Flávio Damm - de 1946 a 2012


A mostra é composta por 60 fotografias selecionadas pelo curador Felipe Taborda entre cerca de 60 mil trabalhos do acervo do artista que apresentam a concepção artística do fotógrafo em 60 momentos decisivos.



O Espaço Furnas Cultural apresenta, de 12 de abril a 15 de junho de 2014, a exposição Flávio Damm – Passageiro do Preto & Branco – Fotografias 1946-2012, com 60 fotografias de um dos mais talentosos fotógrafos do Brasil. Com curadoria do designer Felipe Taborda e patrocínio de FURNAS Centrais Elétricas S.A., a exposição reúne registros de 70 anos de carreira do fotógrafo Flávio Damm.



Todas as fotos que compõem a exposição são em preto e branco e não passaram por nenhum tipo de edição ou cortes, ao estilo do francês Henri Cartier-Bresson, um dos artistas mais influentes da história da fotografia, de quem Flávio Damm é admirador e seguidor.



A mostra revela uma concepção artística especial da fotografia, apresentando, em cada peça, um instante único e mágico, que não se repete e guarda uma imagem que celebra a sensibilidade e a graça do olhar atento do artista para a vida cotidiana.



Em contraponto com a visão operacional da fotografia, proporcionada pelo rápido avanço tecnológico, a exposição propõe uma experiência estética única aos visitantes. A intenção é estimular a capacidade criativa do público, proporcionar a valorização do aspecto qualitativo da prática fotográfica digital, tão popular nos dias de hoje, explica o curador Felipe Taborda.



Sobre o artista:

Flávio Silveira Damm nasceu em Porto Alegre em 1928 e começou a se interessar por fotografia aos 11 anos, ao ver retratadas as imagens da Segunda Guerra Mundial, em um jornal. Quando soube que os responsáveis pela captura daquelas cenas eram fotojornalistas, que estavam ali para “ver pelos outros”, imediatamente descobriu o que queria fazer.
Flávio começou a fotografar aos 14 anos e, em 1946, publicou sua primeira foto, na Revista do Globo. Trabalhou por mais de 10 anos na revista O Cruzeiro e teve fotos publicadas em jornais e revistas de todo o mundo. É colunista da revista Photo Magazine há nove anos e está trabalhando no livro “Vejo Lisboa”, resultado de sete meses fotografando a capital portuguesa. Seu arquivo possui 60 mil negativos em preto e branco. Por opção, só opera com luz ambiente e em formato 35 mm, não utiliza equipamento digital.
O fotógrafo é autor dos livros Brasil Futebol Rei, 1965; Bahia Boa Terra Bahia, 1967; Ilustrações do Rio, 1970; Um Cândido Pintor Portinari, 1971; Pernambuco Sim, 1974 e Fotografias de Flávio Damm, 1990.



Serviço:
Exposição Flávio Damm – Passageiro do Preto & Branco – Fotografias 1946-2012
Abertura para convidados: 11 de abril às 19h30
Visitação: 12 de abril a 15 de junho de 2014
Horário de Visitação: Terça à sexta, das 14h às 18h e sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h.
Local: Espaço Furnas Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza, 219, Botafogo – RJ
Entrada Franca
Informações: (21) 2528-5166
Acesso ao Espaço Cultural: É necessária a apresentação de documento com foto.
A entrada de pessoas trajando bermudas e sandálias é permitida somente nos finais de semana.
Acessibilidade: Rampa de acesso pela Real Grandeza 219 e elevadores para acesso ao 2º andar da galeria
Patrocínio: Eletrobras Furnas, Ministério de Minas e Energia e Governo Federal

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar